Clube

Carlos Brazil fala da relação do Vasco com a CBF

Relação com a CBF

Nas últimas semanas, Vasco e CBF se desentenderam, e o clube chegou a recusar a liberação de Rayan, Matheus e Phillipe Gabriel, trio chamado para a Seleção sub-17 para um amistoso contra o Equador. O motivo foi um impasse por conta das competições de base. Devido ao ranking nacional da entidade, o clube não poderá disputar os Brasileiros Sub-17 e Sub-20 em 2023.

Mas o atrito ficou no passado, é o que garante Carlos Brazil. Os jogadores, inclusive, já foram liberados para a seleção brasileira. A negativa aconteceu em momento que o Vasco tentava reverter com a CBF a participação nos campeonatos nacionais. Acabou sem acordo com a entidade, mas com uma promessa de mudança dos critérios já para 2024.

- A CBF tinha uma regra, que é o ranking do profissional, e cumpriu ela. Mas o Movimento da Base já vinha solicitando há algum tempo que houvesse um ranking para a base. Penso que a mudança de presidência e diretoria da CBF prejudicou essa alteração. Com a saída do Vasco do ranking, A CBF perdeu, na minha visão, uma grande oportunidade de melhorar ainda mais as competições nacionais do sub-17 e sub-20. Quanto mais grandes jogos, melhor vamos formar no Brasil. O Vasco é um clube com grandes conquistas na base e um dos maiores fornecedores de atletas e profissionais para a seleção brasileira nas categorias de base.

- Além disso, há clubes formadores que jamais estarão ranqueados no profissional e precisam estar dentro de critérios específicos para poderem disputar essas grandes competições de base, como Desportivo Brasil, Retrô, Ska Brasil, Azuriz e outros. Não há Série B para as competições nacionais, portanto, o ideal é que tivéssemos de 24 a 30 clubes nessas competições, através de critérios específicos da base. Viveremos esse ano dessa forma, vamos disputar os estaduais e a Copa do Brasil, mas com a promessa de que a CBF criará o ranking da base esse ano para o ano que vem - explicou o dirigente vascaíno.

Fonte: ge
  • Sábado, 24/02/2024 às 17h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca Kleber Andrade
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Marcílio Dias Marcílio Dias
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Campeonato Carioca São Januário