Política

Casaca emite nota sobre adesões de novos sócios ao Vasco

Resposta à matéria do Globoesporte.com – Parte 1

Inicialmente, vamos deixar claro que a resposta de Eurico Miranda aos autores da matéria já foi dada e está explícita no programa Casaca! no Rádio da segunda-feira, dia 14 de outubro.

Vamos tratar aqui daquilo que foi dito do Casaca! de nossa campanha e várias omissões não expostas na matéria, embora os autores dela tenham acessado o Jornal do Casaca!, bem como a nota da oposição, antes de elaborarem a matéria, visto que se utilizaram de expressões e dados contidos em ambos os materiais.
________________
1730 sócios entraram nesta condição no Vasco no dia 30/04.

Ótimo para o Vasco.
_________
Abril – 3.026 sócios

Excelente.
_____________
A eleição presidencial do Vasco já começou

A eleição presidencial do Vasco começou em 2012, desde o momento em que se dificultou a entrada de novos sócios, conforme foi devidamente explicado no Jornal do Casaca!. Só vota no Vasco quem tem um ano de associação da data em que a eleição é marcada.
___________
Todos os casos de sócios que entraram no Vasco sem saber disso:

Não há como um sócio não saber que não está se tornando sócio, diante de:

1 – Ter uma ficha com o escudo do Vasco e a citação: “Proposta para sócio”
2 – Há dados diversos e pessoais do proposto:
a) Nome Completo
b) Nacionalidade
c) Naturalidade
d) Estado Civil
e) Data de Nascimento
f) CPF
g) E-mail
h) Endereço Completo
i) Telefone
j) Assinatura do proposto
k) Comprovante de residência
___________
Eurico Miranda e Roberto Monteiro fizeram associação em massa:

Cinco grupos fizeram associação em massa. Casaca!, Identidade Vascaína, Força Jovem, Guerreiros do Almirante, Cruzada e inclusive tornaram isso público.
_________
Mensalão

O mensalão significa um valor pago a alguém para corrompê-lo a executar algo.

A ação de pagar uma ou muitas inscrições, uma ou muitas mensalidades, não constitui qualquer ato ilegal. O dinheiro entra no clube de forma lícita. O clube fornece o recibo e o associado passa a dispor dos direitos inerentes a tal condição. Seria ilegal se o clube assim o fizesse utilizando-se do próprio caixa.

O ato nefasto, que deu origem a expressão, poderia ser assim comparado, no caso em voga, se houvesse oferecimento de dinheiro para alguém virar sócio do Vasco, para além da inscrição, mas pelo ato do aceite. Ou ainda se fosse oferecido dinheiro extra que tivesse o intuito claro de fazer com que o associado viesse a votar na chapa de preferência do corruptor, neste caso, o que, na prática, seria impossível pois nas eleições do Vasco o voto é secreto. Ou seja, fez-se de uma fantasia movida sabe-se lá por que sentimento, uma matéria sensacionalista (conforme previmos na nota anterior à própria matéria).
_____________________
Carteiras sem foto mostradas pelo Casaca! em 2011

O Casaca! não mostrou carteiras sem foto, referentes ao programa “O Vasco é Meu” em 2011 como grande novidade. Elas não tinham foto desde 2009 e isso era público e notório para a imprensa, pois o modelo sem foto foi divulgado pelo próprio clube e questionado por nós desde então.
______________________________
Declaração de Antônio Peralta, vice-presidente do Vasco

A declaração de Antônio Peralta é importante, pois ele admite a licitude da ação. Qualquer problema na adesão (dado que faltasse), deveria impedir pagamento ulterior de mensalidades. Uma vez aceitas, isto significa, de forma tácita, que o clube anuiu à entrada de tais sócios no Vasco, o que, por sinal, diante da forma como o Casaca! procedeu nessa campanha, dava ao Vasco muito mais dados do que aqueles fornecidos (e aceitos sem pestanejar pelo próprio clube) na campanha de nome “O Vasco é Meu”.
Vale ressaltar que até aqui nenhum associado novo ou mesmo os que regularizaram suas situações com o clube, receberam a primeira ou a nova carteirinha. Todos eles, sem exceção, pagaram há seis ou sete meses R$15,00 por isso na inscrição.

Equipe Casaca!

OBS: Não temos nenhuma responsabilidade sobre ofensas pessoais que sejam endereçadas a A ou B. Não entendemos, entretanto, que isso resolva coisa alguma nem sirva para nada, daí solicitamos aos leitores que comentem sem tais ofensas.

Resposta à matéria do Globoesporte.com – Parte 2

Interpretação do estatuto

Citar o caso como passível de ser objeto de deliberação por parte do Conselho Deliberativo, como uma informação própria dos autores da matéria, quando não há qualquer questionamento sobre o ato (jurídico perfeito) denota uma tendência estranha dos responsáveis pela matéria em induzir a possibilidade de se deliberar no conselho sob um ou mais de 3.000 atos lícitos e absolutamente dentro do estatuto.
____________________
Casaca! diz que plano estava fechado, direção desmente.

Quem está certo?

O Casaca! não apenas reclamou que o clube havia fechado as portas para novos associados. Comprovou, diante de falas colhidas na própria mídia, dizeres dos dirigentes do clube e informações prestadas por pessoas que não conseguiram se associar na secretaria do clube, nem mesmo passar do pré-cadastro via internet, além de foto tirada da sala, onde supostamente deveria funcionar o “Vasco é Meu”, em São Januário.

Exemplos:
1 – Paulo Eduardo Carvalho de Albuquerque e Luciano Santos Oliveira, ambos residentes em Brasília só tinham como opção o pré-cadastro no site, sem lhes ter sido dada possibilidade para se tornarem sócios, só conseguindo isso através da campanha do Casaca!. Ambos se associaram no dia 13/04/2013 e deram depoimentos gravados falando sobre sua vinda ao Rio de Janeiro, única e exclusivamente para se associarem e verem a partida Vasco x Quissamã, pouco depois retornando, no mesmo dia, à Capital Federal.

Um ou outro insistente conseguiu junto à secretaria que se aceitasse a condição de sócio, após Eurico Miranda, presidente do Conselho de Beneméritos do Vasco ter dito no programa Casaca! no Rádio! que o clube não poderia, por força do estatuto, impedir o cadastro e pagamento dos valores exigidos pelo estatuto, sob pena de desrespeito à própria carta magna do Vasco. Assim, os casaquistas Marcelo Gomes da Silva e seu pai, José Nelson conseguiram seu intento em fevereiro de 2013, após desgaste na secretaria do clube.

Diante de tais dificuldades, vendo que o tempo para a entrada de novos sócios para o pleito de 2014 com condições de voto se esgotaria em maio, muito provavelmente, nos programamos para incentivar as associações entre os meses de março e abril e, além disso, incentivamos regularizações dos que já eram sócios, no mesmo período.
______________________________
Sócio Geral

O site Globoesporte.com, explicitou sua posição a respeito do art.40 do estatuto do Vasco. Mais de três meses de inadimplência do Sócio Geral, leva-o a estar fora do programa. Teremos aí uma ótima matéria investigativa no futuro, pois inúmeros sócios do clube em 2012, assim como ocorreu com aqueles que se associaram em março e abril de 2013, não receberam boletos para pagamento. Imagina-se que não tenha havido qualquer discriminação entre os que moram no Rio ou fora do Rio. Imagina-se que o clube tenha agido da mesma forma com todos. Ou não? Tema para a matéria investigativa futura.
____________________
Tempo de demora para uma associação:

O parágrafo da conta feita pela matéria, no que tange ao tempo de demora para uma associação já foi devidamente elucidado no programa Casaca! no Rádio pelo presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda.

Curiosamente, no dia 21/05/2009, surgia na mídia a notícia que o Vasco cadastrara, em apenas quatro horas, 1830 sócios. Tal informação, que levaria a direção do Vasco a confundir o torcedor cruzmaltino e à própria mídia em geral, deu a entender que todos os cadastrados haviam virado sócios e isto foi levado até fevereiro de 2010 (com os números até então inflados), quando a direção do Vasco foi convocada ao Conselho de Beneméritos para fornecer o número de sócios estatutários do clube, adimplentes na ocasião.

Infelizmente para os interessados em se associar ao Vasco no dia 30 de abril de 2013, data que estipulamos para o fim da campanha, a associação via internet não era possível. O bom disso foi que na data 30 de abril de 2013 entraram 1730 pessoas com uma ficha preenchida, dados pessoais, assinatura, etc…

Equipe Casaca!

OBS: Não temos nenhuma responsabilidade sobre ofensas pessoais que sejam endereçadas a A ou B. Não entendemos, entretanto, que isso resolva coisa alguma nem sirva para nada, daí solicitamos aos leitores que comentem sem tais ofensas.

Resposta à matéria do Globoesporte.com – Parte 3

Casaca! teria mentido

Sobre o primeiro sábado, dia 09 de março de 2013, não poderia ter sido mais infeliz o raciocínio feito pelos autores da matéria. Diz-se que o Casaca! informou terem se associado 50 novas pessoas e o Globoesporte.com, com a lista dos novos associados em mãos, ou dados específicos, passada pela direção do Vasco, diga-se de passagem de forma irregular, chegou à conclusão que havíamos mentido.

O grande problema se deu pela desatenção cometida pelos autores da matéria. Estes não atentaram para o fato de que dezenas de sócios, principalmente nas primeiras semanas, aderiram ao chamamento do Casaca!, também para regularizar suas respectivas situações, uma vez que já eram sócios do clube na ocasião.

Relembrando a matéria exposta no site, a 04/03:

Eis o título:
Compareça conosco na manhã deste sábado a São Januário para se associar ou regularizar sua situação de sócio

Segundo sábado:
2º Dia de Associação e Regularização de sócios é hoje! (reformatada no sábado)

Terceiro sábado:
3º dia de Associação e Regularização é hoje, das 09 às 12 horas

O Jornal do Casaca!, exposto no site, fez a cronologia dos fatos e deixou claro que no sábado, 30 de março, não houve o 4º dia da campanha e sim a 06 de abril. Isto se deu por sugestão nossa uma vez que era véspera da Páscoa e queríamos poupar os funcionários do trabalho neste dia.
_______________
Denúncias do Casaca!

Quanto às denúncias que o Casaca! faz e são citadas pelo Globoesporte.com, apurá-las é o caminho e não dizer que “O Casaca! faz denúncias”. Dizemos isso porque, primeiro, o Casaca! faz denúncias desde 2009 e segundo a matéria investigativa do Globoesporte.com foi feita baseada exatamente em “denúncias”. Nada mais.
___________
Segundo o Casaca!…

Outro dizer do Casaca! que não é “segundo o Casaca!” e pronto. As ações de consignação em pagamento foram amplamente divulgadas. Foram dezenas. E o Vasco fez os acordos. E isso também foi divulgado.
___________
O Jornal do Casaca!, afinal, foi lido pelo Globoesporte.com?

Sobre tudo o que foi dito acima, em relação às informações contidas no Jornal do Casaca! e não utilizadas na matéria por mera conveniência, a prova está na expressão abaixo, também retirada do jornal:

“mais de 100 lunáticos”.

Segue a frase escrita pelo Globoesporte.com:
De acordo com a publicação do grupo do ex-presidente “mais de 100 lunáticos” já haviam aderido ao plano de sócios do Vasco.

A expressão “mais de 100 lunáticos”, na verdade foi uma ironia em tom de crítica, pois o Vasco na época afirmava que o programa estava fechado, enquanto os “mais de 100 lunáticos” insistiam em estar lá aderindo ao tal novo plano, os inadimplentes e os não sócios.

A falácia de que o plano estava aberto poderia ser pontuada na matéria do Globoesporte.com, pois explicitamente foi dito na coluna escrita pelo Sérgio Frias (de onde a expressão foi retirada), da dificuldade que se teve para conseguirmos a aceitação dos pagamentos. Estava aberto para pré-cadastros que é o mesmo do que nada, pois o sócio nesta condição só poderia adentrar o quadro social em 27 de maio do presente ano.

Equipe Casaca!

OBS: Não temos nenhuma responsabilidade sobre ofensas pessoais que sejam endereçadas a A ou B. Não entendemos, entretanto, que isso resolva coisa alguma nem sirva para nada, daí solicitamos aos leitores que comentem sem tais ofensas.

Questões em aberto

Premências para satisfação do quadro social do Vasco:

- Saber quem são e quantos são os sócios estatutários adimplentes;

- Quantos entraram em cada mês, desde junho de 2010 (o restante está na Justiça);

- Daí para frente sabermos quantos são os adimplentes.

- Os Sócios Gerais ligados à situação já foram afastados do plano pela inadimplência de três meses?

- Transparência nas contas quanto aos pagamentos das mensalidades, para além do pagamento feito, referente aos sócios que adentraram no clube em Março e Abril.

- Como a direção do clube explica não estar enviando boletos para pagamento ou debitando em cartão conforme acordado as cobranças para vários e vários associados que entraram no clube entre Março e Abril de 2013 (todos com endereço)?

- Como a direção pretende formar uma sindicância para verificar entrada de sócios, se todos eles já pagaram até sete, oito mensalidades? Está-se ferindo o estatuto. A sindicância serve para impedir a entrada do sócio e não para aceita-lo e depois enxotá-lo do clube ao seu bel prazer. E se for por falta de algum dado na ficha, como justificar não haver, no programa O “Vasco é Meu” nome do proponente em nenhuma das inscrições via internet, por exemplo, que já era um desrespeito estatutário para a associação?

- Por que a direção do Vasco não tem organizado o pagamento de todos os seus sócios adimplentes, obrigando-os a, em vários casos, terem que ir à secretaria munidos de recibos para serem atualizados pelo sistema?

- Qual a justificativa para associados que assim o são desde março e abril de 2013 ainda não terem recebido suas carteiras sociais?

- Por que há caso de associado do Vasco com ingresso no clube em julho de 2012, que não recebeu até hoje sua carteira social? Afinal o plano, segundo a direção do clube (e o Globoesporte.com tende a acreditar, ou dar crédito), estava em funcionamento desde o ano passado.

- O pleito de 2011 ter sido conduzido pelo candidato a reeleição para a Assembleia Geral é ético? Se é ético, porque o MUV afastou na Justiça José Pinto Cabral como condutor do pleito em 2008 pelo mesmo motivo?

- Por que o grupo Cruzada Vascaína não foi citado na matéria se ele participou claramente do processo de pagamento de inscrições a terceiros?

Por que o site Globoesporte.com ainda não fez sua retificação sobre a seguinte afirmação, ou ratificação com números apresentados pela direção ao site (supomos)?

“No ano passado o Vasco encontrou nos patrocínios pontuais uma solução emergencial para amenizar a asfixia financeira. Em 2013, precisou sobreviver com venda de atletas (cerca de R$ 25 milhões no total), operações financeiras e novos patrocínios. Receitas certas, somente a dos associados – cerca de R$ 500 mil.”

Gostaríamos, também de acrescentar que repudiamos veementemente a entrevista dada por Raphael Zarko a outro veículo, na qual ele fala – e especificamente quanto a isso – de fraudes e desonestidade no Vasco, deixando tudo no ar, após ter citado o Casaca! em sua matéria do dia anterior, declarando que mentíramos em vários quesitos aqui explicitados.

Quanto ao termo “artimanhas”, houve, afinal, artimanha na matéria do Globoesporte.com? Alguma? Seria justo dizermos que a imprensa é cheia de artimanhas, em tom de crítica?

Para o Casaca! alguns termos são incabíveis, portanto, Sr. Raphael Zarko, não nos misture nisso (com suas ilações, omissões e interpretações), pois aqui, enquanto se teve cuidado na obtenção de informações da Justiça sem que rompêssemos o Segredo de Justiça, algo pontuado de forma errônea pelo senhor (depois retificado), o senhor teve acesso a dados pessoais de diversos sócios do Vasco, ligou para vários, invadiu o espaço alheio, gravou conversas feitas com funcionárias, como se estivesse num antro de ações ilícitas ou suspeitas (O NOSSO CLUBE) e fez uma matéria em parceria com seu colega, que denigre a imagem de um grupo inteiro, de uma série de pessoas citadas e, por extensão, da campanha em si.

Ressalte-se que em momento nenhum o Globoesporte.com positivou a campanha histórica feita pelo Casaca!.

Para um leitor comum fomos postos como partícipes de um esquemão, mensaleiros e todos os codinomes vis que alicerçaram uma matéria que deturpa um momento histórico do Vasco, fotografado, gravado, assinado, justo, lícito, estatutário e que só fluiu porque nós acreditamos nele, desde o princípio, sem qualquer apoio da mídia em nossa empreitada..

O Casaca!, senhores, deve ser não só respeitado como grupo, assim como visto da forma como se apresenta e não da forma como nos apresentam os adversários.

Equipe Casaca!

OBS: Não temos nenhuma responsabilidade sobre ofensas pessoais que sejam endereçadas a A ou B. Não entendemos, entretanto, que isso resolva coisa alguma nem sirva para nada, daí solicitamos aos leitores que comentem sem tais ofensas.

Fonte: Casaca
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri