Futebol

Caso troféus: Vasco decide advertir funcionários envolvidos

O Vasco decidiu dar uma advertência formal aos funcionários envolvidos no transporte irregular de alguns de seus troféus. Na última sexta-feira, uma foto de taças do clube empilhadas em um veículo, estacionado em frente a São Januário, viralizou nas redes sociais.

Desde o episódio, a direção debateu quais medidas adotar em relação aos trabalhadores. Nesta quinta-feira, ao responder a um questionamento do ge, o clube descartou ter optado pela demissão dos envolvidos. Pelo menos quatro pessoas atuaram na retirada dos itens da sala de troféus.

A advertência formal é um recurso normalmente adotado pelo empregador na relação com o empregado mesmo que não haja previsão na CLT. Na prática, é usada em casos nos quais o empregador não entende ser o caso de suspensão ou demissão por justa causa.

Em nota oficial divulgada na terça-feira, o Vasco reconheceu a "falha grave no processo conduzido pela Vice-Presidência de Responsabilidade Social e História" (veja o texto completo abaixo). Uma análise não identificou danos nos troféus transportados - os mais importantes do clube já haviam sido deslocados para a exposição “Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal”, aberta no último dia 10 de junho.

A transferência dos itens da sala de troféus para a reserva técnica do Centro de Memória ocorreu para dar começo às obras de construção de um museu interativo. O novo espaço será construído em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), através da Lei de Incentivo da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Segundo o colunista Ancelmo Gois, de “O Globo”, o clube receberá R$ 3 milhões para o museu, além de outros projetos. O espaço também terá apoio e patrocínio da Tim.

Nota oficial do Vasco

"O Club de Regatas Vasco da Gama lamenta profundamente o recente episódio envolvendo um grave erro operacional no transporte de parte de seus troféus, símbolo de conquistas e da vitoriosa história do Gigante da Colina, conforme veiculado na imprensa e redes sociais na última sexta-feira.

A Diretoria Administrativa, responsável pela integridade e dignidade dos troféus que representam a história e glórias do clube, reconhece a falha grave no processo conduzido pela Vice-Presidência de Responsabilidade Social e História. Foi determinada uma análise interna de todos os processos e procedimentos que levaram a esse infeliz ocorrido, a fim de tomar as providências cabíveis.

Após as apurações internas, envolvendo diferentes departamentos direta ou indiretamente ligados a tal fato, ficou definido o que segue:

- Revisar e reforçar imediatamente os protocolos de transporte de acervo histórico do CRVG. A partir de agora os profissionais do CPAD (Centro de Memória) seguirão todas as diretrizes definidas seguindo as melhores práticas do manuseio de obras de artes, com materiais de proteção adequados e o cuidado requerido para os objetos;

– A avaliação preliminar feita na última sexta-feira não identificou avarias aos troféus transportados. A diretoria determinou a elaboração de relatório da Reserva Técnica do CPAD, a fim de comprovar a integridade das taças e itens mostrados na foto e nos vídeos veiculados;

- Os profissionais identificados na condução da ação serão notificados e os procedimentos corrigidos.

Vale ressaltar ainda que o Clube repudia, qualquer tipo de ameaça ou violência direcionada a seus representantes, ou ainda ações que possam colocar em risco sua integridade física ou psíquica."

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário