Futebol

Castan fala sobre nova rotina e manda recado aos vascaínos

O futebol parou por tempo indeterminado no mundo graças a pandemia do COVID-19 (Coronavírus), mas os jogadores do Vasco não estão parados. Mesmo em quarentena para se resguardar e ajudar no combate ao vírus, os atletas receberam uma cartilha integrada por todo o Departamento de Saúde do clube (Médico, Fisiologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Preparação Física) e vem realizando esse trabalho. O capitão Leandro Castan foi o primeiro a bater um papo (por telefone) com o Site Oficial e a Vasco TV e explicar como tem feito neste momento complicado.

- Momento é difíci. Acredito que o futebol vai ser retomado. Acho que agora é momento de pensar na saúde e de se cuidar. Temos que ter paciência. Nós temos que continuar trabalhando, pois nosso corpo é nosso instrumento de trabalho e é hora de ter muita paciência e sabedoria. Eu já passei por um momento muito difícil na minha carreira, que não sabia se ia voltar a jogar futebol, então acho que tenho um pouquinho de experiência sobre isso. É perseverar e continuar com muita fé que tudo vai voltar ao normal - disse Castan, que tem três filhos e também falou sobre como tem sido a rotina dentro de casa:

- Está sendo um desafio grande, principalmente para minha esposa, que está tendo que ser professora, mãe, dona de casa e eu estou ajudando do jeito que posso. Estou tentando fazer algumas atividades com eles, jogando Uno, videogame, brincando na piscina. Tem sido legal, porque antes eu viajava bastante e eles na escola era difícil ter esse tipo de relacionamento. Agora, trancado em casa, temos que ver as coisas boas e esse ponto é positivo. Ficar mais perto da família. 

O contato com os companheiros de Vasco está mantido. Se a resenha não é mais presencial, como acontece durante a rotina normal dos jogadores, o papo fica facilitado pela tecnologia. A internet vem aproximando o elenco, que conversa diariamente pelo grupo do Whatsapp. Alguns se falam por chamada de vídeo, até para incentivar o treinamento do outro, como é o caso de Castan e do volante Fellipe Bastos:

- Temos conversado mais por mensagem. Chamada de vídeo acho que falei só com o Fellipe Bastos até agora. Nós treinamos juntos e quase todo dia nos falamos por mensagem de vídeo. No nosso grupo do Vasco temos conversado quase que diariamente, principalmente sobre essa situação, nos atualizando. Estamos muito preocupados, então temos nos falado quase todo dia por mensagem, vídeo e tentando manter esse relacionamento estreito.

CONFIRA OUTROS TRECHOS DO BATE-PAPO

MENSAGEM PARA OS VASCAÍNOS

A mensagem que deixo pra vocês é para que se cuidem, cuidem da família e que desse momento difícil vocês consigam tirar alguma coisa boa e fiquem com Deus. Com certeza, logo logo vamos estar de volta em São Januário com muitas vitórias.

CARTILHA 

Queria até parabenizar todo o departamento médico e a comissão técnica do Vasco que tem feito um grande trabalho neste momento, disponibilizando uma cartilha. Particularmente, eu tenho uma equipe por trás que me auxiliam nos treinamentos. Acho que esse conjunto vai fazer a gente chegar ao nosso objetivo que é manter a forma. Não se tem previsão e eu como atleta preciso estar sempre em forma. Não penso que treino só pra jogar. Treino pela minha saúde, ter meu corpo bem. Acho que como atleta profissional, esse é meu dever. Até depois também, acho que não vou conseguir parar de treinar, mas enquanto for atleta vou procurar manter o nível e um nível alto. 

O QUE VAI FAZER QUANDO A QUARENTENA ACABAR?

Acho que a primeira coisa que vou fazer quando a quarentena acabar é agradecer a Deus pela oportunidade de voltar a trabalhar, sair de casa, pois é ele quem controla e permite todas as coisas e eu tenho comigo que ele é bom o tempo todo, mesmo nos momentos difíceis. Depois vou levar minha família pra passear. Comer fora de casa, pegar uma praia e aí voltar com tudo para honrar a camisa do Vascão. 

SITUAÇÃO NA ITÁLIA

Tenho muitos amigos na Itália sim, principalmente em Roma, que é uma região que não foi muito afetada, mas estão todos na quarentena. É uma preocupação total. A gente fica triste por esse momento em que eles estão vivendo, principalmente no Norte da Itália, onde muitas pessoas morreram. O que eu posso passar é uma palavra de fé, de esperança e que vai dar tudo certo e que as coisas vão melhorar.

ROTINA DE JOGADOR

Tenho muita saudade. Desde o convívio diário com os funcionários do clube no CT, passando claro que pelos jogos, a torcida, São Januário lotado. Isso nos faz muita falta e não vejo a hora de voltar ao normal e poder voltar a ser tudo como era antes.

QUARENTENA DO CAPITÃO

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri