A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulga na noite desta quarta-feira (24) o calendário do Futebol do Brasil masculino de base para 2026. Entre as novidades para a próxima temporada, estão o retorno das Supercopas do Brasil Sub-20 e Sub-17, a criação da Copa do Brasil Sub-15 e o aumento de 601 para 711 no número de partidas ao longo do ano.
As mudanças reforçam o investimento nas categorias de base da entidade, que visa estimular a competitividade, fomentar o desenvolvimento de jovens talentos e oferecer um calendário mais atrativo e robusto para clubes, patrocinadores e torcedores.
Até o fim do primeiro trimestre de 2026, a CBF divulgará maiores modernizações do calendário do Futebol do Brasil masculino de base para 2027.
Organizadas pela última vez em 2021, as Supercopas do Brasil Sub-20 e Sub-17 serão disputadas ao final da temporada pelos campeões do Brasileirão e Copa do Brasil de sua respectiva categoria do ano vigente.
A Copa do Brasil Sub-15 será organizada de forma inédita pela CBF e contará com a participação de 32 clubes, com 64 partidas ao todo.
A primeira fase será regionalizada e terá oito grupos, com quatro equipes em cada. As oitavas de final serão decididas em jogo único, assim como o restante do mata-mata. Nestas duas etapas iniciais (primeira fase e oitavas), as equipes jogarão como mandantes e visitantes.
Das quartas de final à final, a Copa do Brasil Sub-15 será realizada em sede única, onde haverá ainda a disputa do terceiro lugar pelas duas equipes eliminadas na semifinal no mesmo dia da decisão.
O número de participantes da Copa do Brasil Sub-20 irá dobrar a partir de 2026, saltando de 32 para 64 clubes, além de a quantidade de jogos aumentar de 45 para 77.
As duas fases iniciais e a final serão jogos únicos, enquanto as oitavas, as quartas de final e a semifinal serão decididas em confrontos de ida e volta.
O Brasileirão Série A Sub-20 e o Brasileirão Sub-17 terão seu formato ampliado de 198 para 204 jogos em 2026. Será mantida a participação de 20 clubes, os 190 duelos na primeira fase e os confrontos de ida e volta para determinar o campeão.
No próximo ano, a mudança é que as quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, formato que foi equiparado à decisão.
O Brasileirão Série B Sub-20 (63 jogos), a Copa do Brasil Sub-17 (45 jogos), Copa do Nordeste Sub-20 (32 jogos) e a Liga de Desenvolvimento Sub-13 (20 jogos) tiveram seu formato mantido para 2026.
Veja as Datas:
A CBF destaca que não haverá jogos válidos pelos Brasileirões Série A e Série B Sub-20 durante as Datas FIFA. Os períodos de preparação das Seleções Brasileiras estão previstos e protegidos, mas estão sujeitos à alteração.
A entidade esclarece também que há possibilidade de o calendário sofrer ajustes, já que a Copa do Mundo Masculina Sub-17 e a Liga Evolución Sub-15 ainda não tiveram suas datas confirmadas por FIFA e Conmebol, respectivamente.
Mais lidas