A CBF divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa sobre os hábitos do torcedor no futebol brasileiro. Entre os dados encomendados pela entidade à Nexus, aparece o ranking das maiores torcidas do país. A do Flamengo é a líder, com 26%.
A pesquisa engloba apenas pessoas que declaram torcer para algum clube de futebol no Brasil, o que representa 78% dos entrevistados (contra 22% que não têm time algum). Neste universo, os rubro-negros são maioria, seguidos pela torcida do Corinthians, que aparece com 19%, e São Paulo (9%), Palmeiras (7%) e Vasco (5%).
Maiores torcidas do Brasil:
A pesquisa mostra que há mais homens (87%) do que mulheres (69%) entre os torcedores declarados. Da mesma forma, os jovens entre 16 e 24 anos (83%) estão acima dos mais velhos, acima dos 60 anos (72%).
No recorte regional, há mais torcedores na região Sudeste (82%) do que no Nordeste (71%). Já na esfera econômica, aqueles que possuem renda de dois a cinco salários mínimos (82%) são maioria em relação a quem recebe até um salário mínimo (74%).
Consumo de futebol: 19% vão aos estádios
A mesma pesquisa mede a presença do futebol na vida da população. Quase a metade dos entrevistados (47%) dizem assistir ao menos um jogo por semana, sendo que 17% veem mais de um, 16% assistem a vários e os outros 14%, apenas um.
No universo geral de entrevistados, 5% acompanham um jogo a cada 15 dias, 6% veem um por mês e 15% dizem ver eventualmente. Já 2% não assistem a futebol.
As transmissões são a principal forma pela qual os brasileiros acompanham os jogos. A pesquisa aponta que 77% das pessoas consomem futebol pela mídia, seja TV aberta, TV fechada, rádio ou streaming.
Aqueles que vão às arquibancadas representam 19% dos brasileiros. Outros 22% já frequentaram estádios, mas deixaram de ir. E 59% nunca viu uma partida in loco.
A Nexus entrevistou 2.006 brasileiros de todos os estados, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.