Clube

CBF e Bom Senso condenam clubes devedores e proibem antecipaçao de receitas

A CBF e o Bom Senso FC chegaram a um consenso sobre "fair play financeiro" e o órgão que vai fiscalizar as finanças dos clubes de futebol. O acordo ocorreu após uma reunião de sete horas de duração no Rio, com a participação da confederação, do movimento de jogadores e também de patrocinadores e empresas que investem em futebol.

As punições para os clubes que atrasarem salários e/ou sonegarem impostos começam com uma advertência, seguem para a proibição de contratar jogadores e podem chegar a rebaixamento ou exclusão de competições nacionais. A punição com perda de pontos foi excluída do projeto.

Um dos pontos do projeto é a proibição das antecipações de receitas por parte dos clubes - prática para lá de comum. Caso o projeto seja aprovado e transformado em lei, os clubes só poderão usar receitas futuras como garantias de empréstimo em caso de construção de ativos (estádio, centro de treinamento). Hoje, os clubes usam seus contratos de transmissão de TV como garantia para contratar jogadores. A ideia é que tal prática seja proibida.

A expectativa tanto da CBF quanto do Bom Senso FC é que esse texto seja incluído na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, a ser votado ainda neste ano.

- Queremos que lei passe a valer já em janeiro do ano que vem - diz o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, que representa uma comissão de clubes formada pela CBF para discutir o caso.

Fonte: Blog Bastidores F.C - ge
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74