Futebol

CBF é contra a adequação do futebol brasileiro ao europeu

Em nota divulgada em seu site oficial, a CBF manifestou-se contra a ideia do Ministério do Esporte de alterar o calendário do futebol brasileiro e adequá-lo ao europeu, com competições começando em agosto e terminando em maio ou junho.

Segundo publicou na última terça-feira o jornal \"Folha de S. Paulo\", a ideia seria debatida com clubes, federações a própria CBF, mas o Ministério do Esporte seria a favor da mudança, que permitira com que os clubes pudessem realizar torneios no exterior no meio do ano e fazer uma pré-temporada maior.


A CBF considera a ideia como uma \"intervenção\".


\"Além de soar como intervenção, por não ter o Ministério do Esporte competência para realizar mudanças no calendário - os fóruns adequados para discutir a questão são a CBF, as federações e os clubes -, a proposição parte de quem não tem conhecimento da realidade do futebol\", diz a nota.

Na matéria, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, que viajou ao Paraguai na última terça-feira com o presidente da CBF, José Maria Marin, e com o vice, Marco Polo del Nero, para acompanhar a coletiva em que o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, anunciou sua renúncia, também desdenhou da ideia.

- Mudar calendário? Ele conversou com quem a respeito disso? Para tratar de calendário tem de conversar com quem é do ramo. O que, definitivamente, este ministro não é - afirmou o dirigente ao site da CBF, referindo-se ao ministro Aldo Rebelo.

A ideia seria parte do pacote de medidas do Ministério do Esporte sobre o perdão da dívida fiscal dos clubes. Entre elas está também a intenção de proibir que empresários e grupos de investidores tenham participação nos direitos econômicos dos jogadores.

Fonte: Lancenet!
  • Domingo, 22/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Nilton Santos
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (36,36%)
Empates 3 (27,27%)
Derrotas 4 (36,36%)
Total 11
Gols
Marcados 13 (59,09%)
Sofrido 9 (40,91%)
Total 22
Saldo 4
Cartões
Amarelos 15 (88,24%)
Vermelhos 2 (11,76%)
Total 17