Vasco completa 119 anos de história
“Vamos todos cantar de coração, a cruz de malta é o meu pendão...". Hoje é dia de festa para os torcedores cruzmaltinos de todo o país. O Club de Regatas Vasco da Gama completa 119 anos de história nesta segunda-feira (21).
No dia 21 de agosto de 1898, 62 pessoas, entre brasileiros e portugueses, decidiram fundar um clube de remo. Nascia então o Vasco da Gama, que viria a ter o futebol em suas atividades em 1915. Jogadores como Bellini, Carlos Germano, Edmundo, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão, Philippe Coutinho e Roberto Dinamite vestiram a camisa cruzmaltina e tornaram-se ídolos da torcida.
O Vasco da Gama coleciona títulos em sua história. Entre as muitas taças conquistadas, 22 estaduais, o tetracampeonato brasileiro (1974, 1989, 1997 e 2000) e uma Copa do Brasil, em 2011. Um dos títulos de maior expressão internacional do clube é o da Libertadores de 1998.
Neste ano, a equipe foi campeã da Taça Rio. No momento é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro Série A, com 25 pontos conquistados.
O Vasco da Gama é o 13º colocado no ranking da CBF.
A CBF parabeniza, deseja muitas glórias e agradece ao clube pela grande contribuição ao futebol brasileiro. Parabéns, Gigante da Colina!
Vasco celebra seus 119 anos de glórias
Nesta data, 21 de agosto de 2017, comemoramos os 119 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. Atualmente, a instituição desenvolve diversas práticas esportivas, com acesso a todos os gêneros, diferentes faixas etárias e a indivíduos com as mais variadas condições sociais. Dentre os esportes praticados, profissionais ou amadores, podemos citar os tão afamados remo e futebol, o atletismo, o futsal, o futebol americano, o futebol de praia (beach soccer), futebol paralímpico, futebol de mesa, a natação etc. Ademais, seus adeptos (sócios e torcedores) chegam ao patamar de milhões e são incontáveis as suas conquistas no esporte.
Os vascaínos, com muita luta, sangue, suor e lágrimas construíram para a instituição e para o benefício do esporte brasileiro como um todo, o então maior estádio da América do Sul. Com essa atitude, os homens do Vasco deram uma resposta a todas as ofensas e àqueles que questionavam a força e a capacidade deste clube, constituído na sua essência por homens trabalhadores e honestos. Assim, o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como Estádio de São Januário, foi inaugurado em 21 de abril de 1927.
Neste local sagrado para os vascaínos, podem-se vivenciar vários acontecimentos que entraram para a história do país. São Januário foi palco da do anúncio das primeiras leis trabalhistas brasileiras, ditadas pelo presidente Getúlio Vargas, em plena Tribuna de Honra. O estádio serviu como espaço para desfile das escolas de samba, em que se viu a Portela conquistar o campeonato de 1945. O famoso maestro Heitor Villa-Lobos regeu corais orfeônicos com mais de 40 mil vozes. Além disso, na "casa dos vascaínos" foram promovidos diversos shows e eventos musicais, festas típicas, eventos religiosos, dentre outros.
Como demonstração de zelo por parte da instituição para com a formação física e moral de jovens e crianças, o Vasco dispõe de uma escola em sua sede administrativa que serve aos seus atletas. O clube, para além de procurar fazer de crianças e jovens um esportista, preocupa-se em formar atletas-cidadãos. O Colégio Vasco da Gama foi inaugurado em 08 de março de 2004. Desde então, o clube mantém integralmente o Colégio e todas as suas despesas, como fornecimento de uniforme, de material didático e de alimentação.
Dentro do âmbito esporte, ainda podemos citar que o Vasco foi o primeiro campeão de um título continental, ao conquistar o I Campeonato Sul-Americano e Clubes Campeões (1948 - Invicto). A este somou-se o segundo, a Taça Libertadores da América (1998). O Vasco tornou-se o primeiro campeão carioca do Maracanã (1950). Conquistou 23 vezes o Campeonato Carioca e dentro destas conquistas cinco foram de forma invicta (1924, 1945, 1947, 1949 e 1992), além da última delas neste ano. Como esquecer a "Virada do Século" na final da Copa Mercosul de 2000.
Comemoração tem inìcio com "Alvorada Vascaína"
A comemoração do aniversário do Gigante da Colina foi iniciada com a tradicional "Alvorada Vascaína". Em São Januário, às seis horas da manhã, as bandeiras do Brasil, do Vasco, de Portugal, do Estado do Rio de Janeiro e da cidade do Rio de Janeiro foram hasteadas por dirigentes do clube.
Participaram da cerimônia o presidente do Conselho de Beneméritos Nelson Ribeiro de Souza, Doutor Jorge Vieira (diretor médico), André Luiz Vieira Afonso (vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio), Francisco Vilanova (vice-presidente de Esportes Terrestres), Gilmar Herédia (diretor de patrimônio), José Maria (representante da sede do Calabouço) e Valério dos Santos (representante dos funcionários de São Januário).
Após todo o cerimonial no gramado de São Januário, um dos maiores orgulhos vascaínos, dirigentes, sócios, funcionários e torcedores se dirigiram ao Ginásio Antônio Soares Calçada, mais conhecido como "Forninho". Os dirigentes cantaram "parabéns pra você", puxaram o grito de Casaca e confraternizaram durante o café da manhã servido no local.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro parabeniza o “Gigante da Colina” pelos seus 119 anos de fundação.