Uma iniciativa feita pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) levou representantes de 38 clubes do futebol brasileiro para uma imersão em três das principais ligas da Europa: Premier League (Inglaterra), LALIGA (Espanha) e Bundesliga (Alemanha).
A viagem, paga integralmente pela entidade que cuida do futebol nacional, visava mostrar, em detalhes, o funcionamento dessas três ligas, que podem servir de referência para os times do Brasil no futuro.
De acordo com a CBF, a intenção era "desenvolvimento institucional e de capacitação dos principais gestores do futebol brasileiro".
O convite foi feito aos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão, mas apenas dois não compareceram: São Paulo e Ponte Preta.
O representante do time de Campinas, de volta à segunda divisão nesta temporada, teve problemas no embarque, enquanto o Tricolor apenas não indicou alguém para participar da viagem.
Segundo apurou a ESPN, o São Paulo recebeu o convite da CBF, que não foi tratado como prioritário em meio aos escândalos políticos que o clube vive nas últimas semanas, que vão de acusações a integrantes da diretoria até a pedidos de impeachment do presidente Julio Casares.
Entre os temas abordados na visita à Europa, estão arbitragem, governança, fair play financeiro, gestão das ligas, organização de competições e também uso de tecnologia para ajudar o desenvolvimento do futebol brasileiro.
"Faremos esta imersão para debater e trocar ideias com as principais ligas e federações do mundo e teremos a participação ativa de clubes e federações para que tenhamos uma construção coletiva visando à evolução permanente do futebol brasileiro", destacou o presidente da CBF, Samir Xaud.
A visita em detalhes
O grupo com representantes de clubes e CBF chegou à Europa na quarta-feira passada (7) e iniciou a viagem pela Inglaterra, mais precisamente no PGMOL (Professional Game Match Officials Limited), que é responsável pela organização e gestão da arbitragem de todo o futebol do país, em parceria com Premier League e English Football League.
O motivo da visita foi sobretudo conhecer como funciona o VAR Hub, centro operacional em que as decisões da arbitraem de vídeo são tomadas antes de comunicadas a quem trabalha no estádio.
Nesta sexta (9), os brasileiros visitaram a sede da Premier League, em Londres, também da FA (Associação de Futebol da Inglaterra), equivalente à CBF na Inglaterra e responsável por regulamentar o futebol no país.
O grupo viaja para Frankfurt no domingo (11), onde iniciará visitas à estrutura do esporte local, com foco principal na Bundesliga, organizadora da primeira e segunda divisões do Campeonato Alemão. Também está agendada uma visita à DFB, que é a Federação Alemã, responsável por cuidar da seleção, da arbitragem e da base.
A permanência na Alemanha vai até terça (13), quando o grupo chefiado pela CBF visita a sede do Eintracht Frankfurt e depois acompanha a partida contra o Stuttgart, pela Bundesliga.
Na quarta (14), viagem marcada para Madri, onde a delegação brasileira conhecerá a estrutura da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) e também os escritórios de LALIGA, também na capital espanhola.