Futebol

CBF marcou rodadas do Brasileirão em dias de jogos da Seleção

A CBF divulgou nesta sexta-feira a tabela básica da Série B do Campeonato Brasileiro. A competição está marcada para começar dia 19 de maio e terminar em 24 de novembro. Segundo a entidade, o calendário completo, com horários e datas separadas, será divulgado nos próximos dias.

A novidade ficou por conta dos confrontos regionais na última rodada, como acontece na primeira divisão desde o ano passado. Dessa forma, clássicos como Atlético-PR x Paraná, Avaí x Criciúma e América-RN x CRB acontecerão na rodada decisiva da competição.

Com a divulgação da tabela da segundona, a CBF espera apenas os calendários das Séries C e D para entregar as datas de todas as competições nacionais de 2012. Assim como no ano passado, em 2012 a CBF continua ignorando o calendário da Fifa e mantendo as rodadas da Série A do Brasileirão que coincidem com jogos da Seleção Brasileira.

No próximo Brasileirão, pelo menos cinco rodadas serão prejudicadas por amistosos internacionais. Mas esse número pode aumentar, já que a CBF ainda não marcou jogo do Brasil entre os dias 12 e 16 de outubro, que é data Fifa, nem confirmou todos os amistosos da Seleção na temporada.

Para piorar, nesse ano, durante a Olimpíada de Londres o Brasileirão vai continuar normalmente, ao contrário dos campeonatos europeus. Por causa disso, os clubes que tiverem jogadores convocados poderão ficar desfalcados entre a 12ª e a 16ª rodada.

Ou seja, se um time tiver um jogador convocado para todos os amistosos e também para as Olimpíadas, pode perdê-lo por até 11 rodadas, sem contar o período de treinamentos para os Jogos Olímpicos, por exemplo. Não é a primeira vez que o calendário brasileiro fica apertado. Nos últimos anos a história vem se repetindo, e quem sai prejudicado são os clubes, que jogam desfalcados dos seus principais jogadores.

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33