Futebol

CBF: Os motivos que fizeram o Vasco ficar do lado de Xaud

Samir Xaud será candidato único a substituir Ednaldo Rodrigues na CBF. O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol registrou a chapa na manhã deste domingo para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.

Com rejeição da maioria dos clubes, a chapa começou a ganhar forma com os clubes num movimento contrário ao das ligas e correu por fora. Xaud procurou alguns clubes e teve acolhida do Vasco no meio da tarde de sábado.

O clube de São Januário é membro da Liga Forte União e participou do encontro na manhã de sábado. Os vascaínos, porém, se incomodaram com o que entenderam como pouco diálogo e "pacote fechado" para apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol e que fechou com a maioria de clubes da Série A.

A escolha vascaína passou por algumas questões além da rejeição da tentativa de apoio unânime a Reinaldo. Primeiro, o contato de Xaud com a diretoria vascaína, que ouviu, mesmo que superficialmente, as primeiras ideias sobre mudanças de calendário e investimento em arbitragem, depois por perceber que as federações já garantiriam a possível vitória do candidato de Roraima.

A partir deste movimento, o Botafogo, que era simpático à Xaud, seguiu o movimento do Vasco e o Volta Redonda, da Série B, também. Fora do Rio, Grêmio e Palmeiras também estavam neutros e foram atrás da candidatura de Xaud.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44