Futebol

CBF pode implantar VAR no segundo turno da Série B

O presidente da Associação Brasileira de Clubes de Futebol, Francisco Battistotti, também presidente do Avaí e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, indicou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai trazer a tecnologia do árbitro de vídeo, o VAR, para a Série B do Campeonato Brasileiro ainda no campeonato de 2021.

De acordo com Battistotti, a promessa da CBF é que a tecnologia, que já está presente na Série A do Brasileiro e também na Copa do Brasil, esteja na segunda divisão nacional no segundo turno desta temporada.
 

Foto: Matheus Sebenello/NeoPhoto Promessa da CBF é de ter o VAR no returno da Série B
Promessa da CBF é de ter o VAR no returno da Série B

A informação foi trazida em primeira mão pelo comentarista da CBN Diário, Roberto Alves. Já nesta sexta-feira, em entrevista ao programa Marcou no Esporte, Francisco Battistotti comentou dos novos recursos que a Associação de Clubes conseguiu, e que vai buscar, nas próximas semanas, o adiantamento da tecnologia para antes do segundo turno.

— Quando nós começamos a formar a associação, era no intuito de aumentar a venda do nosso produto e buscar mais recursos para os clubes da associação. Conseguimos, da CBF, 3 milhões a mais por clube. Conseguimos o reembolso do valor da logística. Conseguimos também que o VAR venha a acontecer a partir do segundo turno da Série B. Vamos tentar antecipar antes do segundo turno. A promessa da CBF, para mim, já retificada quando fui à final da Copa América, foi de que estavam acertando o VAR para o segundo turno — falou.
 

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC Presidente Avaí, Francisco Battistotti, vai tentar antecipar a tecnologia na Segundona
Presidente Avaí, Francisco Battistotti, vai tentar antecipar a tecnologia na Segundona

Ainda sobre o VAR, Battistotti apontou a necessidade de reduzir os custos da tecnologia conforme a realidade da Série B, que tem menos renda do que a elite do Brasileiro.

Se a proporção do VAR é 50 mil reais para a Série A, e a proporção de receita da Série B é de 10x menos do que a primeira divisão, também quero reduzir o valor do VAR. Quero reduzir nessa proporção ou que seja de graça.

— Francisco Battistotti, presidente do Avaí

Na Série A desde 2019, o VAR era um pedido dos clubes das outras divisões, que frequentemente reclamam de serem prejudicados por erros de arbitragem.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário