A eleição para o substituto de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF tem dois pré-candidatos declarados. Depois de Reinaldo Carneiro Bastos oficializar o desejo de concorrer ao pleito e receber o apoio de 32 clubes, Samir Xaud, recém-eleito para presidência da Federação Roraimense de Futebol, garantiu ao ge que fará a inscrição de sua chapa logo nas primeiras horas do domingo.
O prazo para homologação de chapas definido pelo interventor Fernando Sarney vai deste domingo a terça (18 a 20 de maio), com as eleições marcadas inicialmente para o dia 25. Para ter a inscrição validada, é necessário que o candidato tenha o apoio formal de, no mínimo, oito federações estaduais e cinco clubes.
"Vamos inscrever a chapa neste domingo e estamos confiantes", garantiu Xaud em breve contato com o ge.
O dirigente conta com o apoio da maioria das federações, mas, por outro lado, tem a resistência dos 32 clubes que assinaram o manifesto em apoio a Reinaldo Carneiro Bastos. De acordo com apuração do ge, as 19 entidades estaduais que se posicionaram na última quinta-feira por renovação no comando da CBF estão com Xaud, além de Espírito Santos, Bahia e Amapá com aproximação recente.
Caso este cenário se confirme com 22 federações declarando apoio ao roraimense, a inscrição de qualquer outra chapa fica inviabilizada por conta da exigência de ao menos oito apoios. Fica a expectativa a respeito do posicionamento dos cinco clubes para validar a chapa de Xaud. É sabido que os paraenses Remo e Paysandu fazem parte do grupo que lhe é favorável.
Outros seis clubes não assinaram o apoio a Reinaldo: Vasco, Athletic, Volta Redonda, Botafogo, Grêmio e Palmeiras. O presidente do Voltaço, Flávio Horta, disse que vai conversar com o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, e quer ouvir os candidatos antes de assinar qualquer compromisso.
– O Volta Redonda não assinou a carta da candidatura de Reinaldo, mas ressaltou que também não assinou a da candidatura de Samir. Deixamos claro que podemos vir a assinar posteriormente uma das duas. O clube entendeu que assinar naquele momento seria precipitado sem conhecer o pensamento dos possíveis candidatos quanto a temas como calendário, ligas, Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, dentre outros assuntos – afirmou Flávio, que levou consigo Vasco e Athetic na reunião virtual deste sábado.
Samir Xaud tem 41 anos e é nascido em Boa Vista, capital de Roraima. O dirigente é médico infectologista com especialização em "saúde, bem-estar e esportes", segundo sua biografia em rede social. Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde a década de 70, foi eleito recentemente para substituir o pai no cargo.