Futebol

CBF visita 28 estádios para cercar VAR em toda a Série A

Com visitas técnicas e homologações até os últimos instantes, o Campeonato Brasileiro começa neste sábado com a promessa da maior utilização do VAR em competição no mundo - com garantia de todos 380 jogos com o recurso do árbitro de vídeo.

- Somos o primeiro país das Américas a utilizar árbitro de vídeo em seu campeonato principal. Vamos ter o maior número de jogos no mundo com o VAR. A sigla VAR tem que significar “vamos aumentar rendimento” - disse o ex-árbitro Leonardo Gaciba, novo chefe da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF.

O gerente de projetos da CBF, Guilherme Barbosa, informou que há 20 estádios previamente homologados para a rodada inicial do Brasileiro - o vigésimo foi a Arena de Manaus, onde Vasco x Corinthians vão se enfrentar.

Ao todo, 28 estádios receberam visitas de técnicos da CBF. O Mineirão, por exemplo, passará pelo protocolo obrigatório da IFAB de véspera. Isto porque a vencedora da licitação da CBF - a inglesa Hawk-Eye - terá que implantar seu sistema no local.

- Temos um cronograma de montagem. Os equipamentos já estão indo para as salas, estamos fazendo uma identidade visual da sala do VAR. Eles fazem os testes normais, de regulagem de equipamento. É uma formalidade, precisamos fazer um teste para valer, com jogadores e equipe de arbitragem. Fazemos um relatório e enviamos para a IFAB, que diz "ok, o estádio está aprovado" e já podemos realizar partida nesse estádio o ano inteiro - disse o gerente de projetos da CBF.

Barbosa lembra que estádios que não são habitualmente utilizados pelos clubes também vão receber visitas. Isto porque a possibilidade de perdas de mando de campo e bloqueios de estádios para a Copa América devem forçar mudanças de locais de jogos.

- Hoje, por exemplo, temos no planejamento 20 estádios do Brasileiro, mas temos uma lista de 45 (estádios). Hoje estamos montando 19, e o vigésimo vai para Manaus. Esse de Manaus provavelmente vai para Brasília no final de maio, na sexta rodada, com Botafogo x Palmeiras. Pode ter algum pontual, no Espírito Santo, em Volta Redonda. Estádios aonde podem ocorrer rodadas e estaremos prontos para operar - garantiu.

Sobre a Hawk-Eye, que adiou os planos de abrir empresa no país - e passou na licitação com número de operadores limitados para operar no Brasil -, o representante da CBF diz que os custos a mais serão arcados pela empresa inglesa.

- Eles treinaram vários operadores, inclusive de outras empresas, freelancers. Precisavam de mão de obra qualificada para poder operar, e fizeram algumas turmas em Águas de Lindoia no decorrer de março e abril. Hoje temos 35 operadores, o que já preenche confortavelmente em termos de um país continental e número de rodadas que vamos ter em intervalos curtos, conseguimos preencher os requisitos necessários para operar - explicou Barbosa.

O GloboEsporte.com tentou novo contato com a Hawk-Eye para saber sobre o processo de abertura de empresa no país, que era a intenção dos ingleses, de acordo com o representante na América Latina, José Kruyff, mas não houve retorno. O gerente de projetos da CBF informou que o custo a mais - que não soube precisar - será assumido pela Hawk-Eye.

- Abrir empresa não ocorreu. Eles sstão em Londres. Não sei se vão abrir no Brasil, no Paraguai, mas será em algum lugar da América do Sul. Os operadores falam português e passaram o know how, treinaram as pessoas até estarem aptas e prontas para operar sozinha. O custo, inclusive, de taxa, tributação, foi repassado para a empresa. Foi opção dela, não abrir aqui CNPJ no Brasil, foi tudo para eles o custo a mais. Tratamos a contratação como importação - afirmou Guilherme Barbosa

Fonte: ge
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco 1
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (31,58%)
Empates 11 (28,95%)
Derrotas 15 (39,47%)
Total 38
Gols
Marcados 45 (50,00%)
Sofrido 45 (50,00%)
Total 90
Saldo 0
Cartões
Amarelos 82 (96,47%)
Vermelhos 3 (3,53%)
Total 85