Futebol

Célio Taveira Filho, ex-Vasco, foi ídolo no Nacional

Nesta quinta-feira, o Nacional será o rival do Vasco, que busca a primeira posição no Grupo 5 da Libertadores. Mas historicamente, o clube uruguaio pode se dizer \"amigo\" do futebol do Brasil. Em sua sede, na cidade de Montevidéu, não faltam imagens de ídolos brasileiros e que também deixaram sua marca no país vizinho. No entanto, há também alguns personagens que podem ser considerados \"vilões\" verde-e-amarelos.

Na galeria de fotos exposta em sua sede, localizada perto do Estádio Gran Parque Central, constam jogadores que se destacaram no Brasil e que também fizeram história pelo Nacional. Nos corredores do local - que além de abrigar a parte administrativa do clube serve como museu e sala de troféus - há imagens dos brasileiros Domingos da Guia, que foi campeão em 1933, e Manga, que defendeu o Nacional na década de 60.

Célio Taveira Filho é a ligação direta entre Vasco e Nacional. Ele foi o maior artilheiro vascaíno na década de 60, quando marcou cem gols - segundo os registros oficiais. Em 1966 deixou São Januário e foi defender o clube uruguaio, onde tornou-se uma referência, sagrando-se campeão em 1969.

Em relação aos uruguaios, o maior destaque é Hugo de León, zagueiro que foi campeão mundial pelo Nacional em 1980 e 88 e conquistou o mesmo título pelo Grêmio, em 83. Rodolfo Rodriguez, que brilhou no Santos, também está eternizado no time campeão intercontinental em 1980. Há também uma imagem de Loco Abreu, que é torcedor fanático do clube e é ídolo do Botafogo.

Mas os personagens que ligam o Nacional ao futebol brasileiro não são apenas heróis. O quinteto formado por Rodolfo Pini, Julio Pérez, Aníbal Paz, Eusebio Tejera e Schubert Gabetta fez parte da seleção do Uruguai que venceu o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã. Os dois últimos foram titulares da Celeste.

Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Vasco enfrenta o Nacional às 21h50m (de Brasília), no Estádio Gran Parque Central. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.

Fonte: ge
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Puma 4
Jogos
Vitórias 8 (34,78%)
Empates 8 (34,78%)
Derrotas 7 (30,43%)
Total 23
Gols
Marcados 31 (54,39%)
Sofrido 26 (45,61%)
Total 57
Saldo 5
Cartões
Amarelos 40 (88,89%)
Vermelhos 5 (11,11%)
Total 45