Futebol

Celso Roth prepara seu exército no Vasco

A terceira rodada se aproxima, mas, para Celso Roth, o Campeonato Brasileiro, sua nova guerra particular, começará neste domingo, contra o Avaí. Disciplinador e perfeccionista como um verdadeiro general, o treinador até desconversa, mas já decidiu como mandará seus soldados para a batalha. E um dos princípios básicos ao qual se agarrará será resguardar sua defesa, com, ao todo, cinco volantes em campo.

Apreciador de literatura, o treinador foi professor de educação física por mais de dez anos e se orgulha pelo modo didático com o que é capaz de se expressar, tanto com os jogadores quanto com a imprensa.

O livro “A arte da Guerra”, oriundo de um tratado militar redigido pelo japonês (*) Sun Tzu, traduz algumas das artimanhas que devem ser postas em prática também no futebol. Segundo Roth, a falta de opções fez com que um exército de marcadores vestissem a camisa cruzmaltina.

O último a ganhar a vaga foi Rafael Carioca, que levará a melhor sobre o ofensivo Rafael Coelho. Desse modo, Souza e Léo Gago terão a missão de municiar a linha de ataque, formada por Philippe Coutinho e Elton.

– Creio que esse esquema prevaleça pelo estilo do Sul dele. E o clima de guerra do campeonato exige isso. Terá de ser assim o ano inteiro. Os pontos das batalhas iniciais já não recuperamos mais – afirmou Léo Gago, entrando de vez no clima criado pelo gritos e ordens do comandante.

O quarto ensinamento de Tzu diz respeito à adaptação, caso de Jumar, que é cabeça-de-área, mas seguirá deslocado para a lateral direita.

– A motivação aumentou, e o Celso mexeu com os brios do pessoal. Tivemos bons dias de preparação e, posso garantir, garra não faltará para vencermos – disse o camisa 18.

Não pode-se esquecer da avaliação do campo de batalha. Celso Roth já reuniu informações sobre a Ressacada e está mais do que preparado.

– Lá, vamos encontrar um gramado pesado, um time rival rápido, que tem qualidade e está confiante – orientou o general Roth, que só espera que a estratégia dê resultado.

(*) Nota do Supervasco: Sun Tzu é chinês.

Fonte: Lancenet!
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78