Cidade capixaba vai inaugurar museu de Romário

20/03/2007 às 23h15 - FUTEBOL

O primeiro museu com Romário como tema não será inaugurado em São Januário ou na Gávea. A iniciativa partiu da pequena cidade de Nova Venécia, no Espírito Santo, com 45 mil habitantes.

Ela faz parte de um importante capítulo na carreira do atacante. Foi lá onde ele marcou seus dois primeiros gols como profissional, em amistoso do Vasco contra o Nova Venécia. O jogo terminou 6 a 0 para o time carioca, em 18 de agosto de 1985.

O museu, claro, não terá grandes proporções. A idéia do presidente do clube, José Renato Ferrari, é reunir alguns objetos que fizeram parte do momento histórico do Nova Venécia. Estarão lá ingressos da partida e fotos. O dirigente ainda corre atrás da camisa que o atacante usou na partida e da bola e do apito usados no jogo.

O museu ficará instalado dentro do modesto estádio Zenor Pedrosa Rocha, que tem capacidade para 2,5 mil pessoas e precisa de uma boa reforma. O prefeito Walter de Prá calcula que gastará R$ 100 mil no estádio e quer transformá-lo em ponto turístico da cidade, conhecida como a capital nacional do granito.

A prefeitura instalará, nas três entradas da cidade, um outdoor pedindo para o visitante conhecer o estádio onde Romário marcou seus primeiros gols como profissional. O atacante será convidado para visitar o museu, que, segundo o prefeito, tem de ser inaugurado o quanto antes, para pegar na carona no badalado milésimo gol.

Fonte: GloboEsporte.com