Futebol

Clássico dos Milhões de hoje marca duelo entre protagonistas estrangeiros

O primeiro clássico do Rio de Janeiro e do Maracanã em 2024 tem protagonistas que falam francês e espanhol. Hoje, às 19h, Vasco e Flamengo se enfrentam pelo Campeonato Estadual com atenções voltadas a dois craques de seleções que escolheram o futebol carioca para seguir suas carreiras: os meias Dimitri Payet e De La Cruz.

O francês e o uruguaio vivem diferentes fases de adaptação às equipes. Payet, que foi reforço importante na campanha de salvação do Vasco na temporada passada, iniciou o ano como titular e vem de boa pré-temporada e grande atuação recente contra o Bangu.

Já De La Cruz, que fez sua estreia na pré-temporada do rubro-negro em Orlando, vai para sua segunda partida oficial pelo clube, após atuar por 71 minutos na vitória sobre o Sampaio Corrêa.

O volante jogou compondo o meio-campo pela direita, fazendo as funções do corredor e aparecendo em vários setores do ataque. Criou boas chances e mostrou que a versatilidade tem tudo para deixar o Flamengo ainda mais perigoso nas transições e na armação.

No duelo contra o Philadelphia Union (vitória rubro-negra por 2 a 0), quando fez sua estreia não oficial, o camisa 18 já havia ressaltado o "coletivo espetacular" do time de Tite. Em seu primeiro clássico, e primeiro grande jogo pelo Fla, tem chance de mostrar que pode ser um diferencial numa temporada em que o rubro-negro quer voltar a levantar taças de qualquer maneira.

— (A alta exigência) apressa o processo das ideias, do que a gente pensa em termos táticos de futebol, de ter quatro jogadores no meio campo de construção ou dois externos de velocidade agudos — explicou Tite após a partida, uma alternância tática que pode mexer com o papel do uruguaio.

O posicionamento em campo também é parte importante da história de Payet desde que chegou ao Vasco. Apresentado como o camisa 10 que o clube buscava em 2023, o francês precisou se adaptar a um estilo intenso de jogo sem essa exata figura de um articulador centralizado. Caiu pelas pontas, jogou pelo meio quando possível, mas ainda não tinha um papel fixo definido. O que mudou em 2024.

Payet renovado

Empolgado com o desafio no futebol brasileiro, o francês se dedicou muito nas férias, foi acompanhado de perto pelo estafe do Vasco e perdeu oito quilos. Está mais leve, rápido e com energia para atuar em qualquer posição para a qual seja solicitado. Contra o Bangu, jogou os 90 minutos, chegou a fechar a linha como segundo volante após a expulsão de Jair e ainda marcou um golaço que, por pouco, não foi o da vitória cruz-maltina, já nos acréscimos. Agora, faz seu segundo clássico com o rival rubro-negro podendo se consolidar como grande referência do Vasco na temporada.

— É um grande profissional, dá peso ao time, que o está entendendo. Faz diferença, afinal, é um jogador de classe — disse o técnico Ramón Díaz sobre seu camisa 10.

Atletas de gerações diferentes, ambos têm passado complicado em clássicos. De La Cruz vem do River Plate com 12 "Superclásicos" disputados contra o maior rival, o Boca Juniors. Foram quatro vitórias do atleta de 26 anos, quatro empates e quatro derrotas para os xeneizes. O uruguaio, que começou atuando mais longe do gol, registra uma assistência.

Já Payet, de 36 anos, viveu uma rivalidade bem menos balanceada que a argentina enquanto esteve no Olympique de Marselha, seu último clube. Em duas passagens que somaram sete anos, foram 15 edições de "Le Classique" contra o poderoso PSG, com uma vitória de Dmitri, dois empates e 12 derrotas. Marcou uma vez e deu três assistências. Seu melhor desempenho, porém, era em outro clássico, contra o Lyon.

— Em 2019, no Velódrome, o Olympique celebrava os 120 anos numa grande atmosfera. Ele provocou o técnico Rudi Garcia (ex-Olympique e que tinha ido ao Lyon) antes do jogo e foi excepcional em campo, com dois gols e 60 minutos de altíssimo nível. Foi certamente o maior "jogo grande" dele na França — lembra Thibaud Jouffrit, repórter do jornal Le Figaro.

Fonte: O Globo
  • Sábado, 24/02/2024 às 17h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca Kleber Andrade
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Marcílio Dias Marcílio Dias
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Campeonato Carioca São Januário