Clube

Cláudio Nogueira fala sobre o e-book do centenário do Vasco

Morador do Méier há quase 20 anos, o jornalista esportivo Cláudio Nogueira, atualmente produtor dos canais SporTV, lançou no último mês o e-book “Vamos todos cantar de coração — Os 100 anos do futebol do Vascão”. O livro eletrônico celebra o centenário das atividades do departamento de futebol no Vasco, clube criado para a prática do remo. 

Em seu trabalho, Nogueira explica como a instituição, fundada no Centro por imigrantes portugueses e descendentes, instalou-se no bairro de São Cristóvão. 

— Além do preconceito que o Vasco sofria por ter sido o primeiro clube a escalar jogadores pobres, negros e nordestinos, havia um ranço por conta de o time não ter um estádio. Foi quando os torcedores iniciaram uma vaquinha para comprar um terreno, entre 1925 e 1926, antes uma pequena chácara que pertencia à Marquesa de Santos no século XIX. Curiosamente, ela era amante do imperador Dom Pedro I, que morava ali perto, na Quinta da Boa Vista — relata. 

As obras começaram e o estádio foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927, na derrota do Vasco por 5 a 3 para o Santos. Nogueira lembra que o Vasco então se firmou como um clube da Zona Norte, mais ligado ao subúrbio. 

— É o único entre os quatro grandes do Rio com sede histórica na região. São Januário chegou a ser eleito a “maravilha da Zona Norte” — detalha Nogueira. 

Autor de cinco livros impressos (sendo dois sobre o clube cruzmaltino: “Time do meu coração Vasco” e “Os dez mais do Vasco da Gama”), o jornalista explica por que preferiu fazer um livro eletrônico: 

— É mais barato do que publicar uma obra impressa, além de ecologicamente mais correto. Acaba também sendo uma obra em aberto, com a possibilidade de atualizações. Por exemplo, caso o Vasco conquiste o tricampeonato estadual este ano, ou caso haja outro fato relevante. Creio que o e-book hoje esteja para o livro impresso como o site está para o jornal. É algo para o futuro, mas presente — avalia o jornalista. — Eu tive dificuldades para achar editoras. Foi quando encontrei o Cesar Oliveira, do site “livrosdefutebol.com.br”. Ele tem o projeto de lançar 50 e-books até o início da Copa do Mundo de 2018. 

O jornalista afirma ainda que há um preconceito com a literatura esportiva no país. 

— Em 2006, quando escrevi meu primeiro livro, “Futebol Brasil memória”, um editor disse que eu deveria jogá-lo no lixo, pois torcedor de futebol não lê nem jornal, quanto mais livro... É uma pena esse tipo de pensamento, pois muitos garotos de 14, 15 anos que gostam de futebol poderiam pegar o hábito da leitura graças à literatura esportiva — finaliza. 

Fonte: Globo online
  • Quarta-feira, 01/04/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 1
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Couto Pereira
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (38,89%)
Empates 6 (33,33%)
Derrotas 5 (27,78%)
Total 18
Gols
Marcados 26 (56,52%)
Sofrido 20 (43,48%)
Total 46
Saldo 6
Cartões
Amarelos 29 (90,63%)
Vermelhos 3 (9,38%)
Total 32