Futebol

Clubes assinam documento apoiando a chapa de Ednaldo Rodrigues

A CBF está informando que a maioria dos clubes das Séries A e B do futebol brasileiro e as 27 federações estaduais assinaram um documento subscrito apoiando a chapa “Por um futebol mais incluso e sem discriminação de qualquer natureza” de Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF. 

Segundo a CBF, foram 13 clubes da Série A e 13 da Série B, de um total de 40, que fazem parte do colégio eleitoral. Em relação as federações, todas as 27 assinaram o documento de apoio ao candidato a reeleição da entidade. 

Os nomes de alguns clubes de fora da lista de apoio, chama atenção, por exemplo, Flamengo e Fluminense do Rio de Janeiro, Corinthians e Santos de São Paulo, Coritiba do Paraná e Fortaleza do Ceará, além do Náutico de Pernambuco. 

A eleição será realizada na próxima 2ª feira e vai determinar os representantes da presidência e vice-presidentes de março de 2026 a março de 2030. 

Confira os clubes que assinaram o documento de apoio a Ednaldo Rodrigues: 

Palmeiras, São Paulo, Internacional, Grêmio, Juventude, Atletico (MG), Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Bahia, Sport, Vitória e Ceará da Série A. 

Atlético (GO), América (MG), Athletic, Amazonas, Avaí, Chapecoense, Criciúma, CRB, Botafogo (RP), Goiás, Novorizontino (SP), Operário (PR) e Volta Redonda (RJ), da Série B. 

Ednaldo Rodrigues é candidato único, e para se candidatar ao pleito da CBF, é necessário contar pelo menos com apoio de 4 federações estaduais e quatro clubes das Séries A e B do futebol brasileiro. 

A chapa é formada por Ednaldo Rodrigues (candidato a presidente) e os seguintes nomes, indicados como vice-presidentes: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Rodrigues Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti. 

“Foi uma união democrática, um processo eleitoral que segue um rito estabelecido pela Fifa, Conmebol e CBF, dentro do seu estatuto, e para o qual tivemos significativas subscrições. Foram 27 federações e também 13 clubes da Série A e 13 clubes da Série B. Com isso, a gente vai procurar fazer um mandato que busque cada vez mais o fomento do futebol brasileiro, lutando pela purificação desse futebol e pela inclusão social e principalmente no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação”, disse o presidente Ednaldo, em entrevista à CBF TV. 

Recentemente, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu com os clubes dos dois blocos econômicos. No dia 11, ele recebeu os presidentes dos clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), no Rio de Janeiro. No mês passado, representantes da LFU (Liga Forte União) se reuniram com o dirigente na CBF. 

Fonte: Super Rádio Tupi
  • Domingo, 27/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Parque do Sabiá
  • Quinta-feira, 01/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil Estádio Germano Krüger
  • Domingo, 04/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (37,50%)
Empates 8 (33,33%)
Derrotas 7 (29,17%)
Total 24
Gols
Marcados 30 (56,60%)
Sofrido 23 (43,40%)
Total 53
Saldo 7
Cartões
Amarelos 53 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 53