Os clubes cariocas estão ariscos neste final de ano e vêm reforçando suas equipes com jogadores bem cotados no mercado. Enquanto Flamengo, Fluminense e Botafogo investem alto, a exceção no Rio fica com o Vasco, cuja aquisição mais conhecida é a do veterano meia Beto, uma indicação do técnico/atacante Romário.
O Fluminense saiu na frente e abriu alguns corpos de vantagem sobre os adversários. Trouxe atletas de peso, como os atacantes Dodô e Washington, e ainda o argentino Falcão Garcia, do River Plate. Além deles, contratou o meia argentino Darío Conca, destaque do Vasco em 2007.
E o Fluminense parece que não vai parar por aí. Está em negociação avançada com o atacante Leandro Amaral, que acaba de conseguir na Justiça sua liberação do Vasco. Reeleito para mais três anos de mandato, o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, quer montar um time em condições de lutar pelo título da Libertadores.
O Flamengo também se movimenta com esperança de repetir em 2008 a campanha dos últimos meses, quando, embalado por sua torcida, deixou a zona de rebaixamento para terminar em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Mas há uma curiosidade no critério da diretoria e da comissão técnica nas contratações: dois seis reforços, cinco atuam no meio-de-campo.
O mais conhecido desse grupo de reforços flamenguistas é o meia Kleberson, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002. Os volantes Gavilán, ex-Grêmio, e Jônatas, ídolo antigo, também já acertaram a transferência para o Flamengo, assim como o meia Marcinho, que disputou o último Brasileiro pelo Atlético-MG. Para a zaga, o clube trouxe Rodrigo, do Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
No Botafogo, os investimentos têm sido mais modestos, apesar das reclamações, ainda que em leve tom, do técnico Cuca. O lateral-esquerdo Triguinho, ex-São Caetano, vai ser o titular da posição no início de 2008. O atacante Wellington Paulista vai ter a difícil tarefa de suprir a saída de Dodô.
O clube tenta trazer de volta André Lima e sofre com algumas perdas, como as do zagueiro Juninho e do lateral-direito Joilson contratados pelo São Paulo. Para a zaga, o Botafogo contratou André Luís, campeão brasileiro em 2002 com o Santos.
Depois de perder Conca para o Fluminense e de ver Leandro Amaral cada vez mais distante de São Januário, o Vasco vai ter de se contentar em manter no grupo o meia Morais. O time parece ter resolvido ao menos o problema do gol, ao contratar Tiago, o goleiro-artilheiro da Portuguesa.
Mais lidas