Futebol

Clubes discutem calendário de 2025 e há preocupação com os estádios

Os clubes começaram a discutir uma proposta à CBF para o calendário de 2025. O debate aconteceu entre os integrantes da Comissão Nacional de Clubes, que tem representantes das quatro divisões do Brasileirão.

O que aconteceu 

O debate aconteceu na segunda-feira (27), na CBF, horas antes do conselho técnico da Série A.

A discussão é relevante porque 2025 terá o novo Mundial de Clubes, entre 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.

E pelo menos três clubes brasileiros estão confirmados: Flamengo, Palmeiras e Fluminense. Isso deve forçar a CBF a paralisar o Brasileirão.

A iniciativa de tratar do assunto foi dos clubes, que imaginam ter alguma voz na confecção do calendário junto à CBF. Normalmente, a entidade decide como será a distribuição dos jogos na temporada.

Um caminho que começou a se desenhar é verificar quais cenários podem ser aplicados à Copa do Brasil.

Os clubes não chegaram a um consenso. Mas uma hipótese é começar o torneio mais tarde e jogar partidas das fases sem a turma da Libertadores justamente no período do Mundial. Essa é uma equação difícil.

O futuro dos estaduais também gera discussão. Mas os dirigentes são pessimistas em relação ao poder de barganha com a presidência da CBF e as federações em prol de uma redução muito drástica. Imagina-se um cenário de 13 datas, por exemplo. O Carioca, hoje, tem 15.

Preocupação com estádios 

Sobre a Copa do Brasil, os clubes também querem propor um cenário melhor em relação aos estádios das duas primeiras fases.

A reclamação é com a qualidade dos gramados e com a estrutura dos estádios.

No debate, os dirigentes da comissão de clubes ventilaram a ideia de pedir que a CBF coloque uma linha de corte na qualidade dos campos escolhidos.

Outra linha, segundo foi discutido, é fazer o jogo único na casa do clube de melhor ranking (acabando com o sorteio de mandos), mas dando a vantagem do empate ao time visitante, que em tese é mais fraco.

A comissão de clubes é formada por cinco representantes da Série A (Atlético-GO, Fluminense, Fortaleza, São Paulo e Internacional), dois da Série B (Botafogo-SP e Coritiba), um da Série C (Volta Redonda) e um da Série D (ASA-AL).

Os clubes devem voltar a se encontrar em três semanas. Quando um assunto é debatido na comissão de clubes, ele é posteriormente levado aos demais clubes — quando há uma proposta fechada sobre o tema.

Fonte: UOL Esportes
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (35,59%)
Empates 19 (32,20%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 85 (54,49%)
Sofrido 71 (45,51%)
Total 156
Saldo 14
Cartões
Amarelos 125 (94,70%)
Vermelhos 7 (5,30%)
Total 132