Futebol

Clubes do RJ fecham parceria com o Estado em ação contra a Covid-19

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco fecharam, em conjunto, uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro em uma ação contra a subnotificação da Covid-19. Os clubes estão convocando torcedores e familiares a responderem e compartilharem um questionário digital, lançado pela secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), para descobrir os dados reais da pandemia de coronavírus.

De acordo com comunicado da Secretaria de Ciência e Tecnologia, "o objetivo da ação é estimular em todos os municípios do Rio de Janeiro a adesão à pesquisa. O questionário solicita informações sobre sintomas da Covid-19, contato com pessoas infectadas e a localização dos casos".

O questionário está disponibilizado pelo link.

Através do site oficial, o Fluminense explicou como é o processo da ação:

O Questionário Digital

Envio de informações por parte da população permitirá traçar um panorama real da doença

O processamento e análise, em tempo real, foi iniciado na terça-feira (12/05). O levantamento de dados sobre o número e a localização de casos suspeitos ou confirmados e dos óbitos relacionados à Covid-19, tem como objetivo reduzir a subnotificação da doença no Rio de Janeiro. As informações serão coletadas por meio de questionários digitais gratuitos, dirigidos a toda a população fluminense.

O preenchimento do formulário é voluntário, mas a participação popular é de fundamental importância para a atuação de cientistas e profissionais de saúde, além de contribuir para que o Estado possa agir, antevendo situações com números atualizados e precisos. "Com os dados obtidos, será possível formar um banco de dados vivo que, em tempo real, vai gerar resultados estatísticos capazes de oferecer um melhor direcionamento das condutas públicas em prol da população", afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Urgência

Rodrigues afirmou que apenas um esforço rápido e conjunto da sociedade poderá criar soluções de acordo com a realidade do Estado. "Não temos testes, nem leitos, nem respiradores para todos. Neste momento complexo em que vivemos, um mapa com o número real de infectados e seu geoposicionamento, é uma importante forma de ajudar a vencer a pandemia. Cada um deve fazer a sua parte", completou.

À frente da coordenação das atividades, a doutora Maria Isabel de Castro Souza, subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, explicou que o paralelo entre o percentual de casos notificados e subnotificados permitirá às autoridades de saúde aperfeiçoar suas práticas. "A vanguarda do combate global mostrou que a informação é a melhor arma do gestor público contra o vírus", afirmou.

Segurança e confidencialidade

Bastam dois minutos para preencher todo o questionário, que foi preparado por cientistas pela Comissão RJ no Combate à Covid-19, conhecida como "Comissão de Notáveis" Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A Comissão reúne uma equipe composta por diferentes centros de pesquisa (UERJ, UFRJ, FIOCRUZ).

O questionário, disponível no link bit.ly/indicarcovid19, solicita informações sobre contato com infectados, sintomas da doença, entre outros questionamentos. A ferramenta gratuita, simples e rápida de saúde para combater a pandemia, armazena dados como (CPF e CEP) são pedidos, para que não haja duplicidade de informações e se obtenha um resultado confiável, mas "não serão divulgados dados pessoais em nenhuma hipótese", garantiu a subsecretária.

Fonte: UOL Esportes
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir