Futebol

Clubes pequenos do RJ terão nova casa em um futuro próximo

O Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, do Bangu Atlético Clube, na zona oeste da cidade, mais conhecido como Estádio Moça Bonita, será totalmente reformado pela prefeitura do Rio. O anúncio foi feito hoje (30) pelo prefeito Eduardo Paes, durante a visita de inspeção às obras das Olimpíadas de 2016, em que esteve acompanhado do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

Construído em 1947, com capacidade para 15 mil pessoas, o estádio atualmente estava abrigando apenas cinco mil torcedores, por questões estruturais. Com a reforma, orçada em R$ 34 milhões, o número de lugares voltará a ser o original, segundo Paes.

“A prefeitura fez um acordo com a federação [de Futebol] do Rio e ali vai ser o alçapão dos times pequenos. Os times grandes, como o Vasco, o Flamengo, o Fluminense e o Botafogo vão ter que ganhar lá do Madureira, do Bangu, do Olaria. Todos os times pequenos do Rio vão ter mando de campo no novo Estádio Moça Bonita, que vai ficar um luxo”, disse o prefeito.

O objetivo é resgatar os estádios menores da cidade para abrigar alguns jogos do campeonato. “É importante a gente recuperar esses estádios do subúrbio do Rio para jogos pequenos. Não precisa que todas as partidas sejam no Engenhão ou no Maracanã. É mais econômico, é mais lucrativo e o povo da zona oeste tem direito de ver os seus times de perto”.

As obras estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2011 e visam a adequar o estádio às exigências do Estatuto do Torcedor, com adaptações para torcedores portadores de deficiência. Os vestiários serão reformados, será instalado um placar eletrônico de alta definição e a iluminação e o sistema de som serão melhorados. O gramado, que é o maior do Rio, com 110 metros (m) de comprimento por 75 metros de largura, será trocado e ganhará sistema de drenagem e de irrigação automática. O gramado do Maracanã, que tinha as mesmas dimensões, passará a ter 105X68 m, depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014.

Fonte: Jornal do Brasil
  • Quinta-feira, 29/01/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 1
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (40,00%)
Empates 1 (20,00%)
Derrotas 2 (40,00%)
Total 5
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 4 (66,67%)
Vermelhos 2 (33,33%)
Total 6