Futebol

CNE aprova mudança no regulamento do Carioca de 2014

O Conselho Nacional do Esporte (CNE) aprovou nesta quinta-feira, em Brasília, mudanças nas fórmulas de disputa dos campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e do Paraná. As alterações foram solicitadas pelas federações para adequar os torneios ao calendário de 2014, que será afetado pela paralisação no período da Copa do Mundo.

A necessidade de aprovação do CNE é uma exigência do Estatuto do Torcedor, que proíbe mudanças na fórmula de disputa de uma competição sem que a mesma seja aplicada por dois anos seguidos. Outras federações na mesma situação poderão ter seus regulamentos alterados se os pedidos forem submetidos ao conselho.

A intenção das federações é realizar estaduais mais enxutos, permitindo um período de pré-temporada maior aos clubes. De acordo com o calendário anunciado pela CBF para o próximo ano, as competições deveriam começar no dia 12 de janeiro, apenas quatro dias após o fim das férias dos jogadores dos times da Série A, o que motivou o movimento dos atletas pedindo "bom senso" no futebol nacional.

Com o aval do CNE, o campeonato carioca de 2014 será disputado em turno único, com 16 times. Na primeira fase, todos jogam contra todos e os quatro melhores se classificam para as semifinais. A alteração permitirá que o campeonato seja disputado em 19 datas, duas a menos que na última edição. Assim, será possível iniciar o carioca no dia 19 de janeiro, uma semana após a data estabelecida pelo calendário da CBF.

O campeonato paranaense também terá alterações na fórmula de disputa que ainda estão sendo discutidas pela federação e os clubes.

- O campeonato vai ter uma nova fórmula em virtude do calendário de 2014. Nós, da Federação, temos várias ideias. Vamos propor para os clubes. Eles poderão escolher a melhor opção ou apresentar uma fórmula melhor. Pretendemos definir isso até o começo de novembro - afirmou o presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury.

Fonte: ge
  • Sábado, 11/04/2026 às 17h00
    Vasco Vasco 1
    Remo Remo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (33,33%)
Empates 8 (38,10%)
Derrotas 6 (28,57%)
Total 21
Gols
Marcados 28 (54,90%)
Sofrido 23 (45,10%)
Total 51
Saldo 5
Cartões
Amarelos 35 (92,11%)
Vermelhos 3 (7,89%)
Total 38