Imprensa

Colunista do Supervasco estreia peça no Rio de Janeiro

Na próxima quarta-feira (13/04) estreia no teatro \"Henriqueta Brieba\", no Tijuca Tênis Clube, a peça \"Os Urbanóides\". Dirigida por Hélio Ricardo, vascaíno e colunista do Supervasco, a obra tentará fazer o público entender que é preciso ter bom humor para não se estressar com os acontecimentos diários de uma grande cidade, de uma capital.

Além desse interessante contexto, a mesma ainda tratará, de forma sadia diga-se de passagem, de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro: Vasco e Flamengo. Com isso, a obra também tentará mostrar a importância do futebol e que ele fica muito mais bonito quando a violência não está presente, seja dentro ou fora dos estádios.

Para compreender um pouco mais sobre \"Os Urbanóides\", entramos em contato com o nosso colunista Hélio Ricardo e resultado desse bate-papo, você confere abaixo:

Quando surgiu a idéia de realizar essa peça, esse espetáculo?

\"Existe uma vertente do teatro russo, embasada nas teorias de Constantin Stanislavski, que diz que o ator é, antes de tudo, um cidadão do mundo. O psicologismo do ator se desenvolve quando ele aprecia e registra os movimentos e os personagens da grande cidade. Vivemos em uma grande metrópole, e eu tenho um certo fascínio por cidades, pelo cotidiano do meio urbano. Quando viajo, passo pelos granes centros e observo personagens vivos tecendo a trama das cidades. Acho que Os Urbanóides vêm na carona do grupo britânico Monty Python, de sua incrível capacidade de satirizar temas densos, pesaos. Mantêm-se a discussão séria masa retórica é a do escracho, da piada, do humor.\"

Onde entra a rivalidade entre Vasco e Flamengo nessa história?

\"A peça abre com uma representação lúdica de um Vasco x Flamengo. É a síntese da rivalidade ideológica que há em nossa cidade, o Rio de Janeiro. A peça fala de como as grandes cidades deixam as pessoas irritadas, estressadas, e a sátira que abre a peça mostra que até mesmo o esporte, que une povos e agrega pessoas, acaba sendo ponto de tensão e foco de divergências para os \"urbanóides\", que são os estressados das grandes metrópoles.\"

Existe muita rivalidade entre os atores e integrantes da peça?

\"O elenco tem dois vascaínos, um tricolor e um flamenguista. Mas o único torcedor engajado sou eu. Os outros são pacatos, indiferentes. Como autor e diretor da peça, eu a acabo tingindo nas cores das minhas paixões. Deve ser por isso que, em outros quadros que faço, o Vasco acaba sendo exaltado. Bem como a Portela, também.\"

Qual a mensagem principal que a peça quer passar para o público que for assisti-lá?

\"É preciso entender a cidade em que vivemos. Seja ela qual for. A mensagem da peça é que o mundo pós-moderno influencia comportamentos e dita o ritmo do caos urbano. Para sobreviver, é fundamental ter bom humor. As melhores reflexões e as maiores verdades aparecem nas piadas. Acredito que a melhor saída para o caos seja realmente o humor!\"

Faça o convite para os leitores do Supervasco.

\"Eu gostaria muito de ver os amigos-leitores, os vascaínos que apreciam meus trabalhos no site, comparecendo ao teatro para incentivarem a peça. Há 12 anos eu me relaciono com eles através das colunas... seria uma dádiva abraçá-los e tê-los por perto... é a minha torcida, é a minha família cruzmaltina! Que emoção ter os \"camisas negras\" presentes no espetáculo! Além disso, tenho uma proposta de encenação para o aniversário do clube em agosto, e essa peça seria um bom termômetro para medir a presença dos vascaínos!\"

Mais informações pelo Twitter @HRVASCO

Por: Carlos Gregório Junior (twitter: @carlosgregjr)

Fonte: -
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Pablo Vegetti 27
Jogos
Vitórias 23 (32,39%)
Empates 20 (28,17%)
Derrotas 28 (39,44%)
Total 71
Gols
Marcados 94 (50,00%)
Sofrido 94 (50,00%)
Total 188
Saldo 0
Cartões
Amarelos 153 (93,87%)
Vermelhos 10 (6,13%)
Total 163