Futebol

Com apenas 16 anos, Rayan vem ganhando espaço no profissional do Vasco

Depois de Gabriel Pec, Andrey Santos, Marlon Gomes, Eguinaldo e companhia, outro jogador da base do Vasco tem dado os primeiros passos no time profissional. Ainda de forma tímida, Rayan, de apenas 16 anos, atrai os olhares de Maurício Barbieri, que o relacionou para dois jogos no Brasileirão. O diretor esportivo Paulo Bracks disse que ele "pode ser o futuro do clube".

O atacante, inclusive, passou à frente de Rwan Cruz, reforço contratado em abril. O centroavante emprestado pelo Santos ficou fora da relação para o jogo contra o Fortaleza, na última rodada, enquanto Rayan viajou com o time para a capital cearense. Na ocasião, o Vasco não pôde contar com Pedro Raul, suspenso, e o jovem ganhou vaga na delegação.

Ele já havia sido relacionado para o jogo contra o Santos, em São Januário. No entanto, o jovem ainda não foi escalado pelo treinador no Campeonato Brasileiro. Rayan até já estreou pelo profissional em 2023, mas no Carioca, quando entrou no segundo tempo contra Audax e Boavista. Na ocasião, se tornou o mais novo a atuar pelo Vasco no século 21.

Sem pressão

Rayan tem treinado com certa frequência no profissional. Não só ele, mas alguns jogadores da base vivem o dia a dia do time principal como parte do processo de desenvolvimento dos garotos. O Vasco entende ser importante a troca com atletas mais experientes.

No caso do atacante, Barbieri o vê como uma grande promessa para uma das posições mais carentes do clube no momento. Mas Rayan é ainda muito jovem e é preciso cautela para usá-lo.

Tanto que o atacante ainda não foi integrado de fato no profissional. Nem mesmo ao sub-20. No dia 20 de maio, ele foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo que garantiu ao Vasco o título da Taça Guanabara Sub-20. Marcou um dos gols, inclusive. No entanto, ainda tem idade sub-17, e algumas pessoas dentro do clube acreditam que ele precisa de mais minutagem na base.

O principal é não pressionar o garoto. Como disse o técnico do time sub-20, William Batista, em entrevista recente ao ge, o projeto do Vasco para Rayan no momento é que ele se divirta.

- O melhor do Rayan é desfrutar do que faz. Treina, joga no sub-17, joga no sub-20, é relacionado no profissional. Estamos falando de um menino de 16 anos, que gera uma expectativa pelo potencial, mas que ainda assim é um jovem - disse William, que acrescentou:

- O que nós pensávamos com essa idade? Acho que ele tem que se divertir jogando futebol, falo para ele que o jogo tem que ser o ápice da semana dele, porque ele estando feliz, desfrutando, ele vai dar alegria para todo mundo. Ele tem essa capacidade de um jogo alegre.

Rayan tem três jogos e um gol no time sub-17 nesta temporada. Pela equipe sub-20, o atacante entrou em campo cinco vezes e anotou dois gols, além de ter dado duas assistências.

Uso da base

Nos últimos anos, a base tem servido bem o time profissional do Vasco. Muitas vezes foi solução em momentos conturbados, o que acabou prejudicando o processo de desenvolvimento de alguns jovens. Muitos saíram sem dar os retornos técnico e financeiro que o clube esperava.

Em 2023, mesmo com o investimento da 777, a SAF ainda aposta nos garotos. O time titular entrou em campo com quatro crias do Vasco nos últimos jogos: Galarza, Barros, Pec e Figueiredo. Em coletiva na última terça, o diretor esportivo Paulo Bracks disse que o uso dos jovens sempre esteve nos planos e faz parte do processo de desenvolvimento traçado pelo clube.

- O Vasco sempre valorizou a base. Os torcedores reivindicam a volta de jogadores da base. E de uma hora para outra eu vejo críticas ao uso da base. Vai continuar, porque são jogadores em processo de formação. Vão ter todo o nosso respaldo aqui. A gente está fazendo diferente do que outros clubes fazem. Clubes que estão com performance alta não têm nenhum jogador de base como titular, e a gente entende que esse processo é errado - afirmou.

- Esses jogadores estão amadurecendo dentro da competição, que é dura. Aqui tem jogadores de talento, que são futuro do clube. No último jogo tinha um jogador de 16 anos (Rayan) no banco de reservas que pode ser o futuro do Vasco. Somados os investimentos feitos, o uso da base e as rotas que precisam ser corrigidas, quem vai dar a solução está aqui - completou o dirigente.

Principal promessa da base do Vasco hoje, Rayan assinou seu primeiro contrato profissional em dezembro do ano passado - válido até o fim de 2025. A multa rescisória para clubes do exterior é avaliada em 80 milhões de euros (cerca de R$ 430 milhões na cotação atual).

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário