Futebol

Com campanhas idênticas, Vasco e Galo dividem liderança do BR

O Campeonato Brasileiro mal começou e já deu o tom do equilíbrio que deverá mais uma vez caracterizá-lo. A segunda rodada terminou com dois líderes, empatados em todos os critérios de desempate. Atlético-MG e Vasco estão iguais com seis pontos conquistados e até mesmo na quantidade de cartões amarelos recebidos.

O Atlético-MG venceu por 3 a 0 o Atlético-PR na primeira rodada do Brasileirão, enquanto o Vasco vez 3 a 1 no Ceará. No último sábado, o Galo levou a melhor sobre o Avaí, fazendo 3 a 1. Neste domingo, a equipe cruzmaltina venceu por 3 a 0 o América-MG. Assim, as duas equipes empataram em gols marcados e sofridos, além do saldo, como consequência.

O critério seguinte de desempate seria o número de cartões amarelos recebidos. Mas há igualdade até mesmo nesse quesito, com três para cada lado. Na primeira rodada, Toró foi advertido pelo Atlético-MG, e Diego Rosa e Jéferson pelo Vasco. Na segunda rodada, Patric e Guilherme, do Galo, receberam o amarelo, enquanto o vascaíno Jumar foi advertido.

A situação se repete na parte de baixo da tabela. Cruzeiro e Santos estão iguais até mesmo nos cartões amarelos recebidos – cinco para cada equipe. Assim, eles dividem a 16ª posição.

De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro, os critérios de desempate são os seguintes, pela ordem:

1 – Maior número de vitórias
2 – Maior saldo de gols
3 – Maior número de gols pró
4 – Confronto direto
5 – Menor número de cartões vermelhos recebidos
6 – Menor número de cartões amarelos recebidos
7 – Sorteio

No entanto, está claro que o título nacional jamais poderia ser decidido na “moedinha”. O regulamento do Brasileirão (capítulo IV, artigo 11, parágrafo 4º) mostra que, na igualdade entre duas equipes em todos os critérios nos casos de luta por título ou contra o rebaixamento, haveria um jogo extra, em campo neutro.

Além disso, dentro do confronto direto, a CBF considera o resultado dos jogos de ida e volta, nos dois turnos do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, no caso de igualdade no placar, a decisão sairia pelo maior número de gols marcados na casa do adversário.
 

Fonte: ge
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Puma 4
Jogos
Vitórias 8 (34,78%)
Empates 8 (34,78%)
Derrotas 7 (30,43%)
Total 23
Gols
Marcados 31 (54,39%)
Sofrido 26 (45,61%)
Total 57
Saldo 5
Cartões
Amarelos 40 (88,89%)
Vermelhos 5 (11,11%)
Total 45