Futebol

Com passagem pela base do Vasco, goleiro brasileiro brilha na Inglaterra

Lucas Covolan é nascido em Curitiba e tem 32 anos. É da base do Vasco e chegou a ter convocação para a seleção brasileira sub-20. Como profissional, passou pelo Athletico-PR, Rio Branco-AC, Atlético Rafal, na Espanha, e tem rodado por vários times de ligas inferiores na Inglaterra. Até chegar no Maidstone, um time da Sexta Divisão inglesa. E viver um dos grandes momentos de sua carreira.

Com o brasileiro inspirado, o Maidstone vive conto de fadas na Copa da Inglaterra. Essa modestíssima equipe, que nunca passou da Quinta Divisão, passou por quatro mata-matas. Venceu por 1 a 0 o Stevenage, da Terceira Divisão e, por último, despachou com vitória por 2 a 1 o Ipswich Town, atual vice-líder da Championship, a Segundona do país. Fora de casa.

Covolan foi o herói nos dois jogos históricos para o Maidstone, que tem apenas 32 anos de existência – é a recriação de um clube anterior, que foi à falência. Diante do Ipswich, o goleiro brasileiro fez incríveis 12 defesas, entre elas duas muito difíceis nos minutos finais.

  • Ipswich Town 1 x 2 Maidstone:
  • Posse de bola: Ipswich 78% x 22% Maidstone
  • Finalizações: Ipswich 38 x 2 Maidstone
  • Finalizações no gol: Ipswich 13 x 2 Maidstone

O Maidstone, treinado pelo ex-zagueiro camaronês George Elokobi teve 22% de posse de bola e apenas duas finalizações contra 38 do rival. E teve um show de precisão: fez os dois gols da vitória nos dois chutes que fez. Atrás, Covolan garantiu o resultado. Agora, o brasileiro sonha com um futuro melhor na carreira.

– Significa muito. Minha carreira nos últimos anos não foi muito boa, e agora a gente consegue isso. É surreal – disse o ex-Vasco, em entrevista à BBC.

"Fiz um ótimo jogo. Estou muito feliz por ter ajudado meus companheiros. Estamos vivos e agora espero poder ganhar um lugar na Championship”, brincou Covolan, de olho em um contrato com um time de divisão superior.

Lucas foi uma das últimas contratações do Maidstone na temporada. Ele chegou ao clube indicado pelo técnico George Elokobi, que fez questão de elogiar o brasileiro.

– Lucas foi uma das minhas últimas contratações, 48 horas antes do início do campeonato. Em jogos como este, grandes jogos, ele comanda a área e dá o exemplo. Ele nos manteve em tantos jogos nesta temporada e isso foi excepcional. Incrível da parte dele, mas também tivemos atuações excepcionais de todo o grupo de jogadores – disse Elokobi, à BBC.

Covolan teve outro momento de grande destaque na Inglaterra em 2021. Quando jogava pelo Torquay United, ele foi à área e fez, de cabeça, o gol de empate do seu time em partida dos playoffs de acesso da National League, a Quinta Divisão.

Lucas está na Inglaterra desde 2016. Além do Torquay e do Maidstone, ele atuou por Lewes, Whitehawk, Worthing, Port Vale e Chesterfield. A principal divisão que chegou foi a League Two, a quarta na pirâmide inglesa.

O Maidstone agora aguarda o sorteio deste domingo para saber quem será o seu rival nas oitavas de final. E se Lucas Covolan seguirá anotando novos capítulos no conto de fadas da modesta equipe semiamadora.

Fonte: ge
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco 4
    Portuguesa Portuguesa 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 07/03/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Agua Santa Agua Santa
    Copa do Brasil São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir