Futebol

Com passagens pela base, Paulinho e Léo reencontram o Fluminense

Paulinho viverá uma situação inédita na carreira no próximo sábado. Revelado pelo Fluminense, o meia do Vasco reencontrará seu ex-clube pela primeira vez depois de ter deixado o Tricolor sem sequer estrear pelo time profissional. Em campo, terá ao lado um velho amigo, que também conhece a realidade das duas equipes: ele começou junto com Léo na base do rival.

O início de tudo

Paulinho e Léo, ambos nascidos no Rio de Janeiro, são de gerações diferentes, mas compartilharam o dia a dia na base do Fluminense. O zagueiro, de 27 anos, e o meia, de 26, conviveram durante cinco anos em Xerém, onde fica o centro de treinamentos da base tricolor. Tiveram passagens juntos pelo sub-15, sub-17 e sub-20 do rival do Vasco.

O último jogo juntos foi no dia 8 de abril de 2015, em vitória do Fluminense por 2 a 1 em cima do Madureira, pelo Campeonato Carioca Sub-20. Paulinho marcou um dos gols do time. Ainda pelo estadual da categoria naquele ano, a dupla brilhou na goleada por 8 a 0 sobre o Friburguense, em fevereiro: o meia deixou sua marca duas vezes, e o zagueiro também balançou as redes.

Em setembro de 2015, Léo, então lateral-esquerdo, transitou para o profissional, mas o amigo não teve a mesma oportunidade. Paulinho seguiu na base do Flu até janeiro de 2017, quando foi emprestado ao Sporting B, de Portugal. Seria o início de um longo período longe do Brasil.

No mesmo ano, Léo fez sua última temporada pelo Fluminense. Em 2018 foi emprestado ao Bahia e, no ano seguinte, foi contratado pelo São Paulo, onde se tornou zagueiro e jogou até o fim do ano passado, antes de ser negociado com o Vasco.

Léo x Fluminense

Léo, diferentemente de Paulinho, já tem experiência enfrentando o clube que o revelou. Desde a sua última passagem pelo Fluminense, jogou contra o Tricolor em sete oportunidades, cinco com a camisa do São Paulo e duas pelo Vasco. Soma uma vitória, três empates e três derrotas diante do Flu.

Nova vida no Vasco

No Vasco desde o início desta temporada, Léo é um dos reforços que garantiu vaga no time. Aclamado pela torcida nos primeiros meses do ano, o zagueiro, que foi capitão no primeiro semestre, foi também quem mais deu as caras no momento ruim do time no Campeonato Brasileiro. Criou identificação com o clube e sua história e se tornou um dos principais personagens no primeiro ano da Era SAF. Participou de 31 dos 36 jogos do time, com um gol e duas assistências em 2023.

A história de Paulinho com o Vasco é mais recente, mas a relação é das antigas. Contratado em julho, o meia revelou ser torcedor do clube desde sempre. Ele e toda a família. Depois de passar por Portugal e Arábia Saudita nos últimos seis anos, o atleta voltou ao Brasil com desconfiança da torcida. A maioria não acompanhava o jogador que já havia sido promessa do Fluminense.

A desconfiança logo se transformou em admiração. Paulinho foi titular em cinco dos seis jogos que já fez pelo Vasco e caiu nas graças do torcedor. O reforço deu nova cara ao meio-campo do time de Ramón Díaz e se tornou um dos pilares da equipe que está em evolução no Campeonato Brasileiro.

Com Paulinho titular, o Vasco somou duas vitórias, dois empates e uma derrota. O aproveitamento de 53,3% é praticamente o que o clube precisa para atingir o "número mágico" para se livrar do rebaixamento. E de magia o "Magic Paula", apelido que ganhou dos vascaínos, entende.

No reencontro com o Fluminense, Paulinho e Léo vão buscar a sexta do vitória do Vasco em cima do Tricolor jogando no Nilton Santos. Em 15 jogos contra o Flu no estádio, o time de Ramón Díaz venceu cinco, perdeu seis e empatou quatro - um aproveitamento de 42,2%. O jogo será às 16h de sábado.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário