Futebol

Com proposta na mesa, reforma de São Januário pode sair do papel

A tão esperada reforma de São Januário poderá, enfim, sair do papel nesta quinta-feira (24). O presidente do Vasco, Pedrinho, confirmou que já existe uma proposta na mesa para a venda do potencial construtivo por parte do clube. A empresa interessada investiria mais de R$ 500 milhões no terreno, dinheiro que viabilizaria a renovação do estádio e dos arredores. O novo investidor, de acordo com o clube, tem 60 dias para exercer a opção de compra.

A novela da reforma de São Januário já se estende há quase dois anos. O clube obteve em 2024 a licença, por parte da Prefeitura, para vender seu potencial construtivo. Pedrinho chegou a anunciar que já estava com a venda acertada, mas o eventual comprador voltou atrás e o negócio acabou não concluído. Anteriormente, a ideia do clube era fechar São Januário para reformas no meio de 2024. Assim, o estádio estaria renovado a tempo de seu centenário, em abril de 2027.

“Na realidade, quando eu entro para me tornar candidato da associação, o projeto era o estádio. Estava tudo muito bem encaminhado, já falei isso de forma anterior, desejo que isso aconteça. A gente tem uma opção de compra com um investidor de 100% do potencial. Ele tem um prazo de 90 dias para executar, já se passaram 30, faltam 60. E, dentro desses 60 dias, se ele (investidor) não exercer a compra, a gente volta para cá e busca outros investidores. O ideal é que a gente consiga fazer isso para, de uma vez por todas, dar início às obras”, diz Pedrinho.

Caso finalmente haja o final feliz, a tendência é que o centenário do estádio seja completado com São Januário a portas fechadas. Afinal, o prazo previsto de renovação é de cerca de dois anos e meio, com ampliação da capacidade para 50 mil pessoas.

Venda da SAF não está estagnada, diz Pedrinho

Outro ponto que vem causando controvérsia nos últimos meses é a questão da venda da SAF. Desde que assumiu o comando do futebol, em maio do ano passado a diretoria administrativa vem procurando um comprador para o futebol vascaíno. Pedrinho afirmou que ainda não há propostas oficiais, mas que existem interessados. Mesmo assim, o dirigente destacou que cada um deles pode ter intenções diferentes, o que leva a diretoria a estudar a melhor proposta>

“A gente tem que ouvir o que ele propõe, ainda não teve isso. Eu posso ter um investidor que chegue aqui, que queira um retorno financeiro. Pode aparecer um investidor que queira comprar uma porcentagem da base e a gente tem que fazer o cálculo de conta, por tantos anos, para fazer uma métrica de venda. E pode ter um investidor que chega e queira comprar os 70% (da SAF), tudo isso é discutido. O Vasco está muito aberto, mas a gente não fechou o modelo justamente porque precisa de dinheiro novo. Então, está aberto para a gente ouvir o que pode gerar receita nova para o clube dentro do investimento e escutar qualquer tipo de modelo”.

Em campo, o Vasco enfrenta o Internacional neste domingo, às 18h30, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo terá transmissão pela Super Rádio Tupi.

Fonte: Super Rádio Tupi
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Independiente del Valle Independiente del Valle 1
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
  • Sábado, 02/08/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
  • Terça-feira, 05/08/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 12 (30,77%)
Empates 12 (30,77%)
Derrotas 15 (38,46%)
Total 39
Gols
Marcados 46 (50,00%)
Sofrido 46 (50,00%)
Total 92
Saldo 0
Cartões
Amarelos 86 (96,63%)
Vermelhos 3 (3,37%)
Total 89