Futebol

Com que roupa Mancini vai? Camisa listrada

Há algumas estações, a moda em São Januário era camisa verde enfiada dentro de uma calça marrom com vinco. Por quatro verões, foi o modelo que o ex-treinador Antônio Lopes usou no desfile do Vasco pelos campos do Brasil, América do Sul, Estados Unidos e Japão. Alheio a tendências, ignorava o último grito da moda ao berrar na beira do campo. Vestia-se por superstição.

Ao contrário do técnico atual, Vagner Mancini. Desde a estreia no Campeonato Carioca, ele veste camisas listradas, como a que pretende usar hoje, contra o Madureira, às 17 horas, em São Januário. Mas não é para dar sorte, segundo ele, e sim para ficar bem na foto.
No catálogo de seis vitórias em seis jogos, Mancini repetiu a camisa branca com listras coloridas três vezes. Nas outras três partidas, mudou apenas a cor.

Como o Vasco é o time da moda, com melhor campanha em todo o Brasil no início dos estaduais, o técnico atraiu os disparos dos flashes. Mas foram os companheiros de clube que fizeram primeiro a comparação com Lopes.

“Me contaram que o Antonio Lopes usou a camisa por um tempão. Fiquei impressionado. Mas não sou supersticioso. No meu caso, é pela praticidade”, disse Mancini, que trouxe poucas roupas para o Rio.

Enquanto o Vasco prepara o uniforme do treinador, com as cores e patrocinadores do clube, Mancini abre o guarda-roupa: “Procuro seguir a moda. Mas não posso usar certas camisas para não confundir a arbitragem. Eu gosto muito de branco, mas o time joga de branco também. Então, as listradas, que costumo usar para ir ao cinema e para jantar, são as que escolhi”.

A todo momento, Mancini diz que a escolha pela camisa não é superstição. Apesar de deixar escapar que já teve o pensamento de não mexer na roupa que está vencendo.

“Uma vez eu me vi pensando se deveria repetir a camisa porque deu sorte na estreia. Mas, em seguida, lembrei-me de cada treino, do sufoco que os jogadores passaram para ganhar, e percebi que sucesso do Vasco não depende de um pedaço de tecido”, disse. (Agência Globo)

Sem Careca, xerife capixaba pode ser titular

Com a suspensão forçada do lateral-esquerdo Márcio Careca, o treinador Vagner Mancini não tem no elenco um jogador de ofício para a posição. Suas opções são limitadas. “Posso usar o Ari, do sub-20, ou o (zagueiro capixaba) Thiago Martinelli. Ele é destro, mas pode fazer razoavelmente essa função”, disse Mancini. Ari é baiano e nasceu em 1991. Jogou nas categorias de base do Vitória-BA antes de chegar ao juvenil do Vasco em 2008. Além de Careca, ausência certa é do meia Carlos Alberto, que também forçou o terceiro cartão amarelo para entrar nas semifinais “limpo”. Em seu lugar, joga Magno.

Fonte: Gazeta Online
  • Sábado, 01/08/2026 às 17h30
    Vasco Vasco 0
    Fluminense Fluminense 0
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quarta-feira, 05/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 09/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 15 (37,50%)
Empates 12 (30,00%)
Derrotas 13 (32,50%)
Total 40
Gols
Marcados 53 (53,54%)
Sofrido 46 (46,46%)
Total 99
Saldo 7
Cartões
Amarelos 77 (90,59%)
Vermelhos 8 (9,41%)
Total 85