Futebol

Com técnico discreto e eficiente, Vasco vai superando obstáculos

Diego Souza fez o gol da virada, Juninho comandou as ações no meio-campo e Dedé teve mais uma atuação soberba, anulando os atacantes adversários sem cometer uma falta sequer durante todo o jogo contra o Flamengo. Mas quero pedir licença a você para falar de outro personagem deste Vasco finalista da Taça Guanabara. Um personagem igualmente importante na trajetória da equipe, mas que não é tão festejado. Só é lembrado pela torcida quando comete algum erro e o resultado não é o esperado.

Sem a vaidade e a afeição por holofotes, muito comuns a alguns colegas de profissão, sem a pretensão de aparecer mais do que seus jogadores, sem o velho e surrado discurso do \"eu ganhei, nós empatamos, eles perderam\", sem recorrer àqueles espetáculos circenses que costumamos ver à beira do campo, o técnico Cristovão Borges venceu a fase de desconfiança e vai se firmando como um técnico promissor. Um dos melhores da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Assumiu o time nummomento delicado, mostrou maturidade e, aos poucos, conquistou o respeito e a confiança do elenco e da diretoria.

Não costuma falar mais do que o necessário e tem mostrado firmeza em suas decisões, mesmo quando precisa deixar algum medalhão no banco de reservas, como fez com Felipe no jogo de quarta-feira. É claro que, como qualquer profissional, comete erros. Mas até nesses momentos se diferencia da maioria, expondo com clareza o que pretendia e o que não conseguiu fazer funcionar. Nestes primeiros seis meses de trabalho, o balanço é altamente favorável.

Cristovão soube manter a unidade da equipe mesmo em situações complicadas, como o protesto pacífico dos jogadores, que, por conta própria, aboliram a concentração enquantoos salários estavam atrasados. Apoiou a decisão e reafirmou a sua confiança no elenco, com a habilidade necessária para evitar um confronto com a diretoria.

O Vasco pode até não ser o campeão da Taça Guanabara, mas foi a equipe mais consistente deste primeiro turno. Isso pode ser atribuído, é claro, a um elenco de qualidade e comprometido, mas também à competência de um técnico que começou como interino, continua como interino, mas com a humildade e a sabedoria dos grandes profissionais.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 22/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15