Futebol

Comandante do GEPE diz que não participou de reunião sobre semifinais

Em entrevista exclusiva ao Esporte 24 horas, o Comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, Major Sílvio Luiz, afirmou não ter se reunido com a FERJ para a definição da realização do jogo entre Vasco e Resende, nesta quarta-feira (13). Em conversa com o repórter Joel Silva, o comandante disse que a decisão foi tomada pelo Comando da Polícia Militar, junto ao órgão máximo do futebol no Rio de Janeiro.

Com a ameaça de queda de tempestade no Rio de Janeiro, na noite do jogo entre Vasco e Resende, a Prefeitura do Rio se reuniu com a FERJ, nesta semana. O Município chegou a recomendar o adiamento da partida. Entretanto, de acordo com o Major Sílvio Luiz, a manutenção do dia do jogo entre Vasco e Resende no Maracanã foi tomada por conta de possíveis problemas de segurança que poderiam acontecer caso a partida fosse adiada. Afinal, por conta do calendário do futebol carioca, a partida aconteceria na quinta-feira (14), dia do Fla-Flu.

“Na verdade, não houve reunião comigo. Houve uma consulta por parte da FERJ e essa consulta foi levada ao Comando da Polícia Militar que é quem cabe tomar essa decisão. Realmente fazer duas semifinais no mesmo dia, Maracanã e São Januário, com a proximidade que os estádios têm. Deslocamento de trem, ônibus, das torcidas do Vasco, Flamengo e Fluminense, quase de forma concomitante, é colocar em risco a segurança do torcedor. Então, é uma situação complicada. Não foi cogitada, pelo menos pra mim, a hipótese de portões fechados em São Januário. Então a decisão foi tomada em cima do deslocamento de três torcidas rivais, quase ao mesmo tempo, em estádios tão próximos”, disse o Major Sílvio Luiz.

Fator segurança pesou na decisão

Por conta das fortes chuvas, o público no Maracanã foi limitado em 15 mil pessoas. Mesmo que a quantidade de pessoas seja reduzida, o contingente policial não sofreu grandes alterações. De acordo com o Major Sílvio Luiz, apenas a parte interna do estádio terá policiamento reduzido. Entretanto, o lado externo do Maracanã seguirá com a quantidade de policiais normal para uma semifinal de campeonato.

“O evento acabou se tornando um jogo de público reduzido. A carga de ingressos ficou limitada em 15 mil. Já tínhamos aí um número próximo de 10 mil vendidos. Então isso acabou fazendo que o policiamento no local ficasse até em um número superior do que a gente utiliza em um jogo de 10, 15 mil pessoas, tendo em vista que tínhamos o planejamento pronto. Fizemos algumas reduções porque alguns setores não vão abrir. Então, na parte interna fizemos algumas reduções, considerando que nós teremos alguns setores fechados. E o policiamento externo, a gente manteve. Porque se trata de um jogo semifinal, podendo comparecer cerca de 15 mil torcedores”, concluiu o comandante do Gepe.

Fonte: Esporte 24h
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário