Torcida

Comandante do GEPE satisfeito com teste do novo Estatuto do Torcedor

A expectativa era grande. Final de semana com clássicos em todo o país e primeira rodada a ser disputada após as mudanças do Estatuto do Torcedor que foram aprovadas pelo Presidente Lula na semana passada. As modificações significaram um endurecimento em determinadas leis. As alterações criminalizam a violência nos estádios com objetivo de adequar a legislação brasileira a internacional, visando a Copa do Mundo de 2014.

No Rio, após o clássico Flamengo x Vasco no Maracanã com mais de 61 mil torcedores presentes, não houve nenhuma condenação de afastamento do estádio.Ninguém ficou impedido de comparecer aos jogos.

A equipe da Super Rádio Tupi procurou o Major Malheiros, Comandante do Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios (GEPE), que considerou um sucesso o primeiro final de semana de aplicação da nova lei.

\"Levando em consideração o número de torcedores que compareceu ao Maracanã, foi um domingo de muita tranqüilidade. Não houve ocorrências mais graves e todas as que foram julgadas, tiveram como punição apenas medidas sócio-educativas como o pagamento de cestas básicas. \"

O Comandante acredita que a reunião que teve no final da semana passada com os principais chefes das organizadas, surtiu efeito positivo.

\" Agora os torcedores entendem que a Polícia tem um trabalho efetivo nos Estádios justamente para garantir a paz e a ordem nos eventos esportivos.”

Sobre a ação dos cambistas, Major Malheiros explicou que o GEPE conduziu 3 ao Juizado Especial Criminal (JECRIN).

\" Nós só os conduzimos ao JECRIN e lá , o Juiz entendeu que pela pouca quantidade de ingressos que cada um possuía (um ou dois cada), deveria ser aplicada apenas medida sócio-educativa e os infratores liberados.\"

Outras ocorrências que também não mereceram punições mais severas eram torcedores que portavam material proibido como fogos de artifício.

\"Muitos até estavam acompanhados dos pais e não sabiam da proibição da entrada de determinados objetos no Estádio. Eles foram devidamente orientados para que a situação não se repita e liberados para assistirem a partida.\"

As mudanças no Estatuto do Torcedor fazem parte do pacote “Torcida Legal”, do Ministério do Esporte, lançado em março de 2009, e são resultado do consenso de um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério do Esporte, Ministério da Justiça e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Fonte: Superesportes