Imprensa

Comentaristas avaliam possibilidades de escalação de Benítez

No fim de dezembro, Benítez se despediu do Vasco como única opção produtiva na criação de jogadas. Na dinâmica do futebol, no entanto, tudo pode mudar rapidamente. Pouco mais de duas semanas depois, ele retorna com uma nova comissão técnica e encontra um time ajustado, vindo de boas atuações. E fica a pergunta: como Vanderlei Luxemburgo vai encaixar o seu camisa 10?

O ge, então, ouviu três comentaristas do Grupo Globo sobre o assunto. Lédio Carmona, Renata Mendonça e PVC opinaram e apontaram possibilidades (veja abaixo).

Benítez treinou nesta quinta entre os reservas e deve começar no banco, sábado, contra o Coritiba - ou seja Luxa ainda não indicou como pretende aproveitá-lo. O argentino busca a melhor forma física, uma vez que não joga há mais de um mês: desde 13 de dezembro contra o Fluminense. Acredita-se, no entanto, que ele terá oportunidades com titular. Pela qualidade e pelo investimento do clube.

Mais onde seria melhor encaixá-lo? A opção mais simples, por exemplo, seria sacar Juninho, uma vez que eles jogam na mesma posição: meia centralizado. Ocorre que o jovem talento vive boa fase após finalmente ganhar sequência. Para mantê-lo, outra possibilidade seria sacar Léo Gil e recuar Juninho para ser volante, posição que desempenhou na base.

Como Luxa adotou uma linha de três na frente, há mais alternativas. Benítez poderia, por exemplo, atuar na esquerda (lugar de Talles) ou direita (lugar de Pikachu), o que aponta ser mais plausível. Nesse caso, Pikachu deixaria o time ou seria recuado para jogar na lateral no lugar de Léo Matos.

Foto: ge

Vejas as opiniões dos comentaristas

Lédio Carmona

O Benítez não é um jogador de lado, ele não tem velocidade para jogar pelos lados. Ele pode, no máximo, cair pelo lado esquerdo. Mas ele é melhor fazendo a aproximação com a grande área do adversário, chegando próximo e municiando o centroavante.

Ele está há muito tempo sem jogar, perdeu algumas rodadas. Ele volta para disputar posição com Juninho nesse momento. Ele será importante, é um jogador que agrega valor ao Vasco, mas ele já foi mais absoluto.

O Juninho entrou bem no time com o Vanderlei e nesse momento é o titular. E o Benítez terá que recuperar a forma física para brigar rodada a rodada pela posição de meia avançado com Juninho. Mas ele continua sendo um jogador importante e valioso no elenco do Vasco.

Renata Mendonça

Benítez é um jogador que tem boa leitura de jogo, mas não é tão veloz. Considerando que o Talles Magno tem jogado mais solto com Luxemburgo, acho que poderia ser interessante ver o Benítez e ele trocando de posições por vezes durante o jogo. Com os dois soltos, eles podem se revezar, quando um cai por dentro, o outro abre pela esquerda e assim podem confundir a marcação e criar espaços.

Do lado direito, Pikachu faz bem essa função ofensiva com Léo Matos dando opção em profundidade. Do lado esquerdo, Henrique pode ficar mais recuado e liberar Benítez e Talles. O meio-campo escalado por Luxa com Bruno Gomes, Léo Gil e Juninho estava funcionando, mas para Benítez ser titular, Juninho provavelmente ficará no banco. De toda forma, o Vasco ganha um jogador mais experiente e com ótima leitura de jogo. Só não acho que vale prender o Talles na ponta esquerda de novo por conta disso.

PVC

Acho que o Vanderlei não vai mexer no Talles, ele quer recuperar o Talles, que será mantido na esquerda. Ele também gosta do Pikachu na direita, chegando forte, atacando. Então, acredito que ele aproveite o Benítez como meia central, fazendo o 4-2-3-1. Ficaria muito ofensivo e ele perderia marcação. Mas acho que é isso que ele vai tentar fazer.

Eu acho que o Benítez pode entrar no lugar do Juninho em princípio. O Vanderlei vai esperar o que vai acontecer. Acho que depois o Benítez vai jogar como segundo atacante e encostar no Cano. Mas ele não vai mexer no Talles. Ele quer recuperar o Tallles. Vamos ver como será no outro jogo, após o Coritiba.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri