Mercado

Comentaristas avaliam reforços do Vasco

Ciente das carências do elenco, o Vasco apostou tudo na janela de transferências e foi ao mercado. Nove jogadores foram contratados para salvar a temporada do clube e evitar o rebaixamento.

Chegaram atletas para quase todas as posições. Um zagueiro, um lateral-esquerdo, três meio-campistas, dois atacantes de lado de campo e dois centroavantes. Foi o clube da Série A que mais contratou neste meio de temporada. Mas será que os jogadores que chegaram serão suficientes para evitar o rebaixamento do Vasco?

Para fazer um balanço da janela, o ge ouviu os comentaristas Carlos Eduardo Mansur, Ramon Motta e Rodrigo Coutinho. Parece unânime entre os especialista que houve erros e acertos. Veja abaixo os nove jogadores contratados pelo Vasco e a avaliação de cada comentarista.

As 9 contratações do Vasco

  • Maicon (zagueiro)
  • Jefferson (lateral-esquerdo)
  • Medel (zagueiro / volante)
  • Praxedes (meio-campista)
  • Paulinho (meio-campista)
  • Serginho (atacante)
  • Rossi (atacante)
  • Sebastián Ferreira (atacante)
  • Vegetti (atacante)

Carlos Eduardo Mansur

"Olha, ainda parece cedo para ter segurança sobre os efeitos da janela. Há sinais bons, como o segundo tempo do Paulinho e a entrada do Vegetti, mas ainda são amostragens pequenas de jogadores que precisam ser melhor observados na adaptação ao futebol brasileiro.

Além disso, quando se fala de janela, é preciso analisar que, novamente, o Vasco trouxe jogadores, alguns deles antes da chegada da nova comissão técnica, que não estão jogando. E parecem contar pouco para o novo treinador, casos de Maicon e Serginho, por exemplo.

O segredo para o Vasco vai além da afirmação dos valores individuais, depende muito da construção de um coletivo forte, porque de todo modo o clube não buscou reforços de primeira prateleira do futebol sul-americano. O time tem evoluído, especialmente com bola, neste curto trabalho de Ramon Diaz. Se continuar melhorando, tem condições de se salvar".

Ramon Motta

"Dos jogadores que chegaram, destaco Praxedes, Paulinho, Rossi e Vegetti, jogador muito experiente. No início do ano, a janela do Vasco foi pensada no mercado de revenda, para ter ativos e poder ter lucro financeiro no final do ano. Porém, eles não entenderam muito bem como é a cultura e o futebol no Brasil e tiveram que voltar um pouco atrás.

Chegou o Medel, que é um jogador experiente. Eu, Ramon, não o contrataria, dependendo de quanto ele ganha. Mais pela questão financeira. Tem que colocar na balança. Depois o Vasco vendeu o Pedro Raul, fez um dinheiro e foi buscar o Vegetti, um artilheiro. A primeira impressão foi ok. Ele entrou e cumpriu seu papel, é um jogador experiente. O Jefferson eu vejo como reserva do Piton. O Paulinho jogou muito no último jogo e acho que vai ajudar muito.

Mas falta um camisa 10. O Vasco pecou nessa questão de estudo de elenco. Falta um 10, uma cabeça pensante, que é uma das dificuldades do Vasco na temporada. Acredito que o Pedro Raul sofreu muito com isso. O Vasco também viveu essa seca de gols por não ter alguém que abasteça o setor ofensivo.

O Rossi é um jogador de profundidade, que conhece muito bem a história do Vasco. Acho que para compor elenco ele vai somar. O Vasco está em uma situação difícil, mas tem toda chance de conseguir ficar na Série A. A matemática permite muito ainda. Mas ficando na Primeira Divisão, tem que ter um estudo muito melhor para a próxima temporada, repaginar esse elenco, com um time experiente, mas nunca deixando os ativos de lado".

Rodrigo Coutinho

"O balanço é positivo, mas não colocaria como uma janela muito boa. Há questões muito questionáveis. O Maicon, para mim, é a principal delas. Não consigo entender como um zagueiro, que era a quarta opção do Santos, servirá para entrar no time do Vasco e ajudar. É um jogador que não tem o salário baixo, vem de temporadas ruins, problemas físicos. Foi uma aposta bem ruim.

Com todo respeito ao Serginho, é um jogador que eu não vejo nada que ele tenha feito na carreira que justifique uma aposta do Vasco neste momento de crise e instabilidade. O Vasco precisa de jogadores que cheguem e deem uma resposta imediata. Não sei se será o caso dele. Até fez um bom jogo contra o Cruzeiro, mas depois não foi muito utilizado. Também acho que o Jefferson é um lateral muito parecido com Piton. Um jogador ofensivo, mas com muitos problemas defensivos. Isso desequilibra o elenco. Você precisa ter laterais com características um pouco diferentes.

O Praxedes é uma aposta. É um jogador que tem talento, mas vinha mal no Bragantino. Esses para mim são os questionamentos. E acho natural você errar muito em uma janela, quando você está desesperado, buscando soluções para um planejamento muito ruim no início do ano.

Achei boas todas as outras contratações. O Medel é um cara que chega e joga. Tem um bom nível, vinha jogando bem na Itália, acompanhei alguns jogos do Bologna. Vegetti e Ferreira suprem a carência de um camisa 9 mais experiente. Os dois sabem fazer gols. Não acho que nenhum dos dois tenha talento para ser titular do Vasco ideal, mas são caras que acrescentam nesse momento. Acho que houve a identificação correta na contratação do Rossi, que é um cara com pulmão, mais competitivo sem a bola e que consegue fazer esse trabalho de vai e vem, que é fundamental. O Pec até consegue fazer isso, mas o Orellano, não. Além disso, o Rossi conhece o Vasco e é identificado com a torcida.

O Paulinho também foi uma boa contratação. Chega para suprir uma carência do elenco, que é ter um cara um pouco mais cerebral no meio de campo. Não que ele seja um 10 puro, de característica, mas dentro daquilo que o Vasco tem hoje, ele pode ajudar muito. Jogador de qualidade técnica acima da média no elenco do Vasco. Acho que foi uma janela positiva, mas poderia ser melhor".

Fonte: ge
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir