Futebol

Como estão os concorrentes do Vasco na briga pelo acesso?

Depois de um primeiro turno de tranquilidade, nem nas contas mais pessimistas os vascaínos imaginavam que, a seis rodadas do fim da Série B, o acesso estivesse tão ameaçado. O time enfrenta o Operário hoje, às 19h, em Ponta Grossa (PR), com uma necessidade ainda maior de vencer. Agora, a pressão não é mais feita apenas pelo Londrina. Após uma rodada “perfeita” para os concorrentes, até o 9º colocado Criciúma passou a sonhar com o G4.

O cruz-maltino é quem tem mais chances de subir para a Série A entre estes times. Mas a porcentagem, que já esteve acima dos 60%, agora é de 38%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. O Ituano, a dois pontos dos cruz-maltinos (são 49 contra 47) e o mesmo número de jogos a disputar, está no encalço, com 27,1%.

A rodada traz um ingrediente extra para esta disputa. Quase todos jogarão fora de casa, o que se converteu na maior fraqueza do Vasco nos últimos meses. Já são oito partidas sem vencer como visitante, dificuldade que nem todos seus concorrentes conhecem.

Londrina e Ituano estão no G4 dos melhores visitantes da Série B. A equipe paranaense é a segunda melhor, com 19 pontos conquistados fora de casa. Já a paulista é a quarta, com 17. O Criciúma, com 46 pontos, fecha o top-5 dos que mais pontuaram longe de seus domínios, também com 17.

O cruz-maltino é apenas o 12º melhor visitante, com 13 pontos conquistados fora do Rio. Apenas Sport (7º no geral, com 46) e Sampaio Correa têm desempenho pior quando jogam longe de casa.

— Às vezes a gente inverte um pouco os papéis. Aqueles que estão chegando no G4 estão eufóricos, e a gente que está lá fica com uma certa pressão— disse o técnico Jorginho:— Estamos no G4, vamos conseguir nosso objetivo. Sabemos do poder que temos em casa, nossa torcida tem nos ajudado bastante. E agora vamos em busca de um resultado muito importante fora de casa.

Somente sete pontos dos últimos 18

Como se não bastasse a fragilidade como visitante, o Vasco ainda sofre com o fato de não viver bom momento de uma maneira geral. Levando em consideração as últimas seis rodadas, os cruz-maltinos foram os que menos somaram pontos (apenas sete em 18 possíveis). Com isso, permitiram a aproximação de tantos rivais.

Quem melhor se saiu nos últimos seis jogos foi o Sampaio Correa. Somou 13 pontos. Ou seja: tirou seis de diferença para o Vasco neste período e assumiu provisoriamente o quinto lugar geral.

Criciúma, com 12, e Ituano, com 11, vêm logo atrás. Já o Sport conquistou oito pontos. Enquanto o Londrina, que por tantas rodadas foi a principal ameaça aos vascaínos, só somou cinco. O que mostra também como foram afetados pela ansiedade com a aproximação do G4.

Fonte: extra.globo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário