Futebol

Como Fernando Diniz pode aproveitar os jovens da base do Vasco

Desde os primeiros passos de sua carreira como treinador, Fernando Diniz construiu uma identidade marcada por um olhar sensível para as divisões de base. Abrir portas para jovens e lapidar joias se tornou uma marca registrada do atual treinador do Vasco nos clubes pelos quais passou. Mas como o treinador utilizou a base durante os anos de trabalho e de que forma essa filosofia poderá se refletir em São Januário?

Um levantamento feito pelo ge traz todos os jogadores formados nas categorias de base que iniciaram como titular com o treinador ao longo da carreira. O técnico foi responsável por alçar e lapidar nomes que se tornariam importantes no cenário brasileiro e internacional durante os anos. A pesquisa traz os dados do técnico nas passagens por Fluminense, São Paulo, Athletico-PR, Santos e no próprio Vasco.

Fluminense

Em suas duas passagens pelo Fluminense, Diniz utilizou 23 jogadores da base de Xerém em seu time titular, equipe em que Diniz mais explorou as categorias de base até aqui na carreira. Destaque para André, com 110 jogos iniciando como titular. O volante foi um dos pilares da campanha do título da Libertadores com o treinador, em 2023. No ano passado, transferiu-se para o Wolverhampton, da Inglaterra.

John Kennedy também merece destaque. Sob os cuidados de Diniz, o atacante superou cenários de polêmica fora de campo e foi decisivo para o título da Libertadores. O treinador teve papel fundamental para reerguer o atacante, hoje no Pachuca, do México, que foi titular 24 vezes com o técnico no Fluminense.

Atletas da base do Fluminense utilizados como titulares

Jogador Jogos como titular
André 110
Martinelli 81
Daniel 40
Alexsander 36
John Kennedy 24
Matheus Martins 23
Luiz Henrique 14
João Pedro 10
Pedro 9
Calegari 8
Marcos Paulo 7
Mascarenhas 6
Felipe Andrade 4
Pedro Rangel 4
Frazan 3
Isaac 2
Marcos Calazans 2
Ibañez 2
Justen 2
Kauã Elias 1
Arthur 1
Zé Ricardo 1
Esquerdinha 1

São Paulo

A passagem de Diniz pelo São Paulo, entre 2019 e 2020, foi marcada pelo crescimento de alguns nomes da base de Cotia. Dezesseis atletas tiveram a oportunidade de iniciar como titular com o treinador.

O jogador com mais partidas foi Igor Gomes, hoje no Atlético-MG. O meia foi alçado aos profissionais em 2018, mas ganhou destaque no São Paulo sob o comando de Fernando Diniz. Na temporada 2020, inclusive, Igor foi o jogador de linha com mais partidas pelo time de Diniz.

Brenner Igor Gomes Diego Costa Luan Gabriel Sara Fernando Diniz São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Hoje titular absoluto do Galatasaray, Gabriel Sara foi o segundo jogador na lista, com 39 partidas. O meia já declarou em algumas oportunidades a importância de Diniz para a consolidação de sua carreira.

Nomes como Diego Costa, Luan, Brenner e Antony também tiveram participação importante durante a passagem de Fernando Diniz pelo Morumbi.
 

Atletas da base do São Paulo utilizados como titular

Jogador Jogos como titular
Igor Gomes 55
Gabriel Sara 39
Luan 39
Brenner 32
Diego Costa 28
Antony 17
Liziero 14
Paulinho Bóia 5
Helinho 4
Toró 2
Rodrigo Nestor 2
Lucas Perri 2
Shaylon 1
Walce 1
Fabinho 1
Juan 1

Santos

Diniz esteve no Santos entre maio e setembro de 2021. Mesmo com pouco tempo de clube, o técnico utilizou 13 atletas formados na Vila Belmiro. Hoje no DC United, dos Estados Unidos, Gabriel Pirani entrou em campo como titular em todos os jogos de Diniz no comando do Peixe e lidera a lista.

Outros nomes que trilharam caminho no futebol internacional também tiveram espaço com o treinador, como Ângelo, hoje no Al-Nassr; e Marcos Leonardo, atualmente no Al-Hilal.

Atletas da base do Santos utilizados como titular

Jogador Jogos como titular
Gabriel Pirani 27
João Paulo 25
Lucas Braga 18
Kaio Jorge 17
Kaiky 16
John 6
Wagner Leonardo 6
Marcos Leonardo 6
Ângelo 4
Moraes 4
Vinícius Balieiro 3
Ivonei 3
Robson Reis 2

Athletico-PR

No Furacão, Diniz utilizou quatro jogadores da base atleticana como titulares: Matheus Rossetto, Zé Ivaldo, Bruno Guimarães e Renan Lodi.

A história de Bruno Guimarães, no entanto, começa nos tempos de Audax-SP. O volante do Newcastle foi alçado aos profissionais por Diniz no time paulista, com apenas 16 anos, e depois seria transferido para a base do Athletico-PR, onde terminaria sua formação e estrearia em 2017. No ano seguinte, os dois voltaram a se encontrar no clube paranaense. Bruno também seria lembrado por Diniz durante sua passagem na seleção brasileira.

Na Arena da Baixada, Diniz também voltaria a reencontrar Raphael Veiga. Foi pelas mãos do treinador que o meia do Palmeiras subiu aos profissionais no Audax-SP, antes de ser negociado com o Coritiba para jogar no Sub-20. Veiga, no entanto, não entrou na lista abaixo por não ter passagem pelas categorias de base do Athletico-PR.

Atletas da base do Athletico-PR utilizados como titular

Jogador Jogos como titular
Matheus Rossetto 15
Zé Ivaldo 12
Bruno Guimarães 5
Renan Lodi 4

Vasco

Em sua primeira passagem na Colina Histórica, Fernando Diniz teve apenas 12 jogos à frente do Vasco, mas deu espaço a sete atletas oriundos da base vascaína no período. Bruno Gomes e Ricardo Graça, por exemplo, foram titulares em dez partidas com o treinador, no fim de 2021. Riquelme, hoje sem espaço no clube, iniciou nove partidas no time principal com Diniz.

Nos dois primeiros jogos em seu retorno, neste mês de maio, o treinador escolheu Rayan e Luiz Gustavo, oriundos da base do clube, para o time titular. O treinador demonstra bastante atenção com os dois e, durante o confronto contra o Fortaleza, foi visto a todo momento dando orientações para ambos.
 

Atletas da base do Vasco utilizados como titular

Jogador Jogos como titular
Bruno Gomes 10
Ricardo 10
Riquelme 9
Andrey 6
Lucão 6
Gabriel Pec 6
MT 2
Rayan 2
Luiz Gustavo 2

O treinador, inclusive, rasgou elogios na coletiva de imprensa para Rayan, após a boa atuação no último sábado. Fernando Diniz reserva um cuidado especial com atacante e adota com o jovem de 18 anos a mesma estratégia que já utilizou com outras promessas ao longo da carreira: atenção próxima nos treinos, elogios públicos e consolidação da confiança.

- Estou conhecendo agora o Rayan de perto. Para mim, ele tem um potencial gigantesco. Desde quarta, mas hoje ele começou a fazer o que pode. Jogou praticamente o jogo todo. Na minha cabeça, ele tem um futuro brilhante. Tem muita coisa para sair dali ainda

Atento à base mesmo antes do acerto

Mesmo antes de acertar seu retorno ao Vasco, o treinador assistiu a alguns jogos da base do Vasco, inclusive partidas da campanha do título da Copa do Brasil sub-17. Diniz conversava principalmente com Felipe sobre as partidas e mantém um olhar atento sobre alguns atletas das categorias de formação.

Na coletiva após sua estreia na Argentina, o treinador reconheceu a qualidade da formação de jogadores do Vasco e reafirmou o desejo de fazer um aproveitamento positivo das categorias de base do clube.

- Eu sempre tenho um bom olhar para os jogadores da base. Em todos os lugares onde eu passei, a gente sempre acha jogadores das categorias de base. Quando eu estive aqui, jogou muito jogador: o MT, o Riquelme, lateral-esquerdo que teve um bom momento comigo. Do Fluminense, o Alexsander, o John Kennedy, recuperação do Martinelli. Do São Paulo, o Brenner, Igor Gomes, Luan... Do Santos, a mesma coisa. Então eu vou estar sempre olhando para a base. Já procurei saber, eu sei que os times estão indo bem, e o Vasco é um dos que mais formam jogadores no Brasil. A gente vai olhar para a base, eu não sei de fato o que tem ainda. Mas com certeza eles vão ser olhados.

O próximo compromisso de Fernando Diniz no comando técnico do Vasco acontece nesta terça-feira às 19h, em São Januário, quando enfrentará o Operário-PR, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No duelo de ida, as equipes empataram em 1 a 1.

Fonte: ge
  • Sábado, 17/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 20/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 24/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 17
Jogos
Vitórias 10 (33,33%)
Empates 9 (30,00%)
Derrotas 11 (36,67%)
Total 30
Gols
Marcados 36 (52,94%)
Sofrido 32 (47,06%)
Total 68
Saldo 4
Cartões
Amarelos 67 (97,10%)
Vermelhos 2 (2,90%)
Total 69