Futebol

Como foi a primeira temporada do trio revelado pelo Vasco na Europa

A temporada 2023/2024 foi a primeira do trio revelado no Vasco na Europa: Marlon Gomes, Andrey Santos e Eguinaldo. As crias da base vascaína estouraram em 2022, durante a disputa da Série B, e tiveram os primeiros jogos no Velho Continente neste ano.

Saudades do trio, torcedor vascaíno? O ge reuniu os números dos jovens jogadores na Europa nesta primeira temporada fora do Brasil.

Andrey Santos

O volante foi o primeiro a sair do Vasco. Vendido em janeiro de 2023 ao Chelsea, Andrey retornou ao clube em março porque não obteve o visto de trabalho para atuar na Inglaterra. O empréstimo de três meses foi uma saída para o jogador seguir com ritmo de jogo até chegar à Europa.

No entanto, segundo o próprio jogador, o retorno não foi como o esperado. Com o Vasco em crise no primeiro semestre de 2023, Andrey lamentou que o desempenho não foi da forma como gostaria.

Na Europa, os primeiros meses também foram difíceis. Andrey Santos foi emprestado pelo Chelsea ao Nottingham Forest, onde nunca teve uma minutagem decente. Foram apenas duas partidas com a camisa do clube inglês. O Chelsea, então, pediu a volta do jogador após seis meses e o emprestou novamente, mas ao Strasbourg, clube francês satélite dos Blues.

Foi no Strasbourg, sob o comando de Patrick Vieira, que Andrey Santos se destacou. Dos 11 jogos em que atuou, foi titular em nove e marcou um gol. O volante foi eleito o jogador do mês de abril do clube francês e o melhor jogador jovem do campeonato no mesmo mês. Agora, a situação do ex-Vasco será avaliada no Chelsea — um novo empréstimo não está descartado.

Eguinaldo

Comprado pelo Vasco do Artsul, ainda na base, o atacante foi vendido ao Shakhtar Donetsk em julho de 2023. De início, Eguinaldo não foi tão aproveitado pelo time ucraniano, mas ao longo da temporada conquistou espaço e virou um reserva muito utilizado.

Foram 21 jogos e quatro gols marcados na temporada 2023/2024, na qual conquistou o Campeonato Ucraniano e a Taça da Ucrânia. Eguinaldo marcou duas vezes no campeonato local, uma na Europa League e fez um gol na Champions League, no jogo contra o Porto, em Portugal, durante a fase de grupos.

Marlon Gomes

Companheiro de Eguinaldo na base e no profissional do Vasco, Marlon Gomes também foi para o Shakhtar Donetsk. O volante da seleção brasileira sub-20 chegou na segunda metade da temporada, no fim de fevereiro, mas só fez a estreia dele no fim de março, porque se recuperava de uma lesão sofrida no Pré-Olímpico pela Seleção.

Depois de cinco partidas vindo do banco de reservas, Marlon Gomes fez a primeira partida dele como titular na Europa contra LNZ Cherkasy e deu uma assistência na vitória por 3 a 0. No jogo seguinte, contra o Chornomorets, fez um hat-trick, com direito a um golaço. Veja no vídeo abaixo.

O meia encerrou a primeira temporada dele na Europa com 13 jogos pelo Shakhtar, com quatro gols e uma assistência. Marlon Gomes também conquistou o título ucraniano e a copa nacional.

Pintura e hat-trick: Marlon Gomes, ex-Vasco, faz primeiros gols pelo Shakhtar 

E o Pec?

Você pode ter se perguntado sobre Gabriel Pec, que deixou o Vasco rumo ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, nesta temporada. No entanto, o calendário da MLS é parecido com o do Brasileirão, e o campeonato ainda está em andamento. Em 16 partidas, o atacante revelado na base vascaína tem se destacado, com quatro gols e seis assistências pelo clube.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Juventude Juventude 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir