Mercado

Como foram as movimentações no mercado de Admar Lopes na Europa

Admar Lopes chega ao Vasco com a experiência de trabalhos no scout de clubes europeus. O conhecimento em relação ao mercado sul-americano foi um dos pontos fundamentais para a diretoria chegar ao nome do português para o cargo de executivo de futebol.

Mas como foram as movimentações no mercado de Admar na Europa? Antes de seu primeiro trabalho no Brasil, o ge traz as contratações de todos os jogadores brasileiros durante os períodos em que o novo diretor do Vasco esteve em ação.

Lopes trabalhou como coordenador de scouting no Lille e tem passagens como diretor de futebol no Boavista, de Portugal, e como diretor técnico no Bordeaux, da França. O novo executivo vascaíno também tem anos de experiência como observador técnico no Porto e no Monaco.

Bordeaux (2021-2025)

Em seu último trabalho antes de assumir o Vasco, Admar Lopes era diretor técnico do Bordeaux e encarou um cenário de grave crise financeira. A turbulência foi tamanha que os "Les Girondins" terminaram punidos por reprovação das contas. Em agosto do ano passado, a equipe foi rebaixada à quarta divisão pela Liga Francesa (LFP) e perdeu o certificado de clube profissional.

Desde julho de 2021 por lá, Admar contratou apenas dois brasileiros para o time francês. O meia Fransérgio, que estava no Braga, de Portugal; e o zagueiro Marcelo, ex-Lyon, ambos na temporada 2021/2022.

Boavista FC (2020-2021)

A primeira experiência como diretor de futebol na carreira foi no Boavista, com cerca de um ano à frente do cargo no clube português. Por lá, foram duas contratações, mas curiosamente de jogadores com identificação com o Vasco.

Cria das categorias de base do clube, o lateral Nathan Santos, hoje no Internacional, foi contratado pelo time de Admar Lopes em setembro de 2020.

O goleiro Léo Jardim também foi levado pelo dirigente ao Boavista, na temporada 2019/2020. Os dois já haviam trabalhado juntos no Lille.

Lille (2017-2020)

No Lille, Admar Lopes trabalhou como coordenador de scouting. O departamento tem a função do monitoramento de campeonatos, clubes e jogadores específicos em busca de alvos no mercado. O scout também é responsável pela observação, produção de relatórios de atletas e indicações para o departamento de futebol para trazer boas oportunidades ao clube.

Com Lopes como coordenador, o Lille trouxe quatro brasileiros durante o período. Além de Léo Jardim, que foi garimpado no Rio Ave, o clube trouxe três atletas que atuavam na Série A: Thiago Maia (Santos), Luiz Araújo (São Paulo) e Thiago Mendes (São Paulo).

Monaco (2014-2016)

No Monaco, o português trabalhava como observador técnico e tinha uma função mais próxima à linha de frente do monitoramento de atletas, com presença em estádios para observar atletas e produzir relatórios para o scout. Não necessariamente um jogador contratado pelo clube teve indicação direta do observador.

Enquanto esteve no clube, quatro brasileiros desembarcaram no Principado de Monaco. O volante Fabinho, o zagueiro Jemerson, o meia Boschilia e o atacante Vágner Love.

Porto (2009-2014)

No scout do Porto, foram seis temporadas, também na função de observador técnico e recrutador. Durante o longo período em que o português esteve por lá, o clube contratou os seguintes atletas brasileiros:

Atletas brasileiros contratados pelo Porto com Admar Lopes

Jogador Clube Origem Temporada
Maicon Porto Cruzeiro 2009/2010
Walter Porto Internacional 2010/2011
Souza Porto Vasco 2010/2011
William Soares Porto Vila Nova 2010/2011
Danilo Porto Santos 2011/2012
Alex Sandro Porto Santos 2011/2012
Kléber Porto Marítimo 2011/2012
Kelvin Porto Paraná 2011/2012
Rafael Bracali Porto Nacional-POR 2011/2012
Liedson Porto Flamengo 2012/2013
Fabiano Freitas Porto Olhanense 2012/2013
Eduardo Porto Estoril 2013/2014

Fonte: ge

Fonte: ge