Futebol

Como o Vasco perdeu a 'gordura' na Série B? Site analisa

Depois da derrota por 2 a 1 para o Grêmio no domingo, em Porto Alegre, o Vasco nunca esteve tão perto de sair da zona de classificação da Série B. A equipe, que está em quarto lugar, agora tem apenas um ponto de distância para o Londrina, o quinto.

O Vasco chegou a ter nove pontos de vantagem. A última vez foi ao fim da 17ª rodada, em julho, quando a equipe venceu o Criciúma fora de casa e assumiu a vice-liderança da competição - na ocasião o quinto colocado era o Sport. De lá para cá, essa gordura foi desaparecendo aos poucos.

O Vasco no momento tem 45 pontos contra 44 do Londrina. Ambos têm o mesmo número de vitórias (12), mas o time comandado por Jorginho leva vantagem no critério de desempate seguinte, que é o saldo de gols: 7 contra 3.

- Estamos no G-4 e temos o fator casa, mas precisamos melhorar fora. Tomamos dois gols em falhas nossas. A partir de hoje a responsabilidade é minha - garantiu o treinador vascaíno depois da derrota em Porto Alegre.

Da vitória sobre o Criciúma em diante, o Vasco foi a campo 12 vezes e sofreu sete derrotas, todas elas fora de casa. Os únicos triunfos foram contra CRB, Tombense e Guarani, os três em São Januário. Também houve dois empates como mandante (contra Chape e Ituano) nessa sequência.

A gordura do Vasco se perdeu da seguinte forma:

  • 18ª rodada - Time perdeu para o Sampaio Corrêa em São Luís. Distância para o quinto colocado, o Sport, caiu para oito pontos.
  • 19ª rodada - Vasco empatou com o Ituano em 1 a 1 em São Januário. O Tombense venceu o Criciúma, pulou para quinto e encurtou a distância para sete pontos.
  • 20ª rodada - Time perdeu para o Vila Nova em Goiânia. O Londrina venceu o Náutico, contou com tropeços dos adversários e assumiu a quinta posição, a seis pontos do Vasco.
  • 26ª rodada - Distância caiu para quatro pontos porque o time perdeu para o Bahia em Salvador. O Londrina venceu o Brusque fora de casa e entrou de vez na briga pelo acesso.
  • 29ª rodada - A derrota do Vasco para o Grêmio e a vitória do Londrina sobre a Chapecoense diminuíram a distância para apenas um ponto.

Vasco despenca no returno

O Vasco, que chegou a ostentar 14 rodadas de invencibilidade, viu seu rendimento cair já no fim do primeiro turno, mas o aproveitamento do returno é que vem complicando o time na competição. Com seis derrotas e três vitórias, o clube conquistou apenas 10 de 30 pontos disputados.

Na classificação do returno, o Vasco é o 15º colocado. Está na frente apenas de Novorizontino, Brusque, Náutico, Operário e Chape.

Entre os três melhores aproveitamentos do segundo turno, estão Ituano (66,6%) e Londrina (60%), justamente os dois clubes que brigam com o time de Jorginho por uma vaga no G-4. O Ituano está em sexto lugar, com 40 pontos - quatro atrás do Londrina e cinco do Vasco.

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri