Futebol

Como Renato Gaúcho pretende melhorar o time do Vasco

👀

A frase do momento no CT Moacyr Barbosa é “busca por equilíbrio”. Em primeiras atividades e conversas com elenco e dirigentes do Vasco, Renato Gaúcho apontou que a ideia inicial será tornar a equipe mais equilibrada e menos exposta a erros.

O treinador observou jogos recentes e viu uma equipe com qualidades, mas com desequilíbrio tático em determinados momentos, especialmente nas transições com e sem bola. O time ficava mais exposto ao risco e, muitas vezes, com poucos jogadores na defesa para evitar contra-ataques. O diagnóstico do departamento de futebol é o mesmo.

Segundo pessoas que acompanham o dia a dia do Vasco, Renato Gaúcho e a nova comissão técnica entendem que o time precisa reduzir erros defensivos para que as vitórias comecem a aparecer. Em coletiva de apresentação, o treinador afirmou que a equipe tem dificuldade para fazer gols e, por isso, não pode dar facilidade para adversários abrirem o placar.

— Antes, precisamos nos armar para não tomar tantos gols. Há coisas que eu vejo que acontecem de errado, vou tentar corrigir. Não podemos dar tantas chances ao adversário e temos que aproveitar as chances que tivermos — disse Renato.

Para isso, é provável que haja mudança de esquema nas primeiras partidas do Vasco com Renato Gaúcho. A equipe deve deixar o 4-2-3-1, utilizado como base desde o trabalho de Carille. Entre as alternativas estão um modelo com três volantes, para dar maior preenchimento ao meio-campo, ou formações como 4-4-2 e 4-3-3.

No caso do 4-4-2, a ideia seria utilizar a trinca de volantes e um meia de ligação atrás de dois atacantes (Gómez e outro). Nesse cenário, Hugo e Tchê Tchê ganham espaço, com Rojas como jogador mais solto no meio. No 4-3-3, a formação teria uma trinca no meio-campo, com dois pontas e um centroavante.

Andrés Gómez, do Vasco, destaque em 2026 — Foto: Matheus Lima/Vasco

Uma ideia da comissão técnica também é diminuir a permissividade aos atacantes adversários, que muitas vezes têm espaços para fazer cruzamentos. O ponto já incomodava Fernando Diniz no trabalho passado, mas não houve melhora significativa. A bola aérea defensiva tem sido um ponto frágil do Vasco em 2026.

E possíveis reforços?

Renato Gaúcho tem boa impressão do elenco. A nova comissão técnica do Vasco entende que há boas peças no grupo e que muitos jogadores podem render mais do que vêm rendendo. O treinador costuma conversar bastante com os atletas, e isso já ocorre no CT.

A diretoria monitora o mercado interno na janela aberta até o fim de março, mas sabe da dificuldade para encontrar jogador que chegue para fazer diferença imediata. O Vasco tem interesse na contratação de volante para ampliar opções no meio-campo.

Fonte: ge
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21