Futebol

Como será o processo de transição de Matheus Julião

Recém-integrado ao time profissional do Vasco, o lateral-esquerdo Matheus Julião tem potencial para agregar qualidade ao elenco hoje treinado por Emílio Faro. Zagueiro nos anos antes de chegar ao sub-20, o jogador de 19 anos tem também características ofensivas, com bons números na temporada. O projeto é desenvolvê-lo sem pressa, já que esta ainda está sendo sua primeira semana de treinos no CT Moacyr Barbosa depois de fortes emoções também fora dos gramados.

Líder em assistências

Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Julião chegou ao Vasco aos 12 anos. No sub-15, ele passou a atuar como zagueiro, mas voltou à função de lateral-esquerdo no sub-20, onde ganhou destaque desde a última temporada. Apesar do pé na defesa, os números apontam um lateral com características mais ofensivas. Em 2022, é o jogador que mais atuou pela categoria e também o líder em assistências do time.

Julião em 2022 pelo sub-20 do Vasco:

  • 28 jogos
  • 12 assistências
  • 3 gols

Julião é da geração 2003 do Vasco, a mesma de Cadu, Juan, Marlon Gomes, Marlon Santos e Caio Eduardo (que não renovou e fechou com um clube da Croácia). Marlon Gomes, inclusive, vive processo parecido ao do lateral, foi relacionado para os últimos jogos e estreou pelo profissional no empate contra o Ituano, em casa. O lateral, o meia e o atacante Eguinaldo, também recém-integrado, estão no time de cima, mas podem ser solicitados pelo sub-20 ao longo da temporada.

Plano de desenvolvimento

O lateral-esquerdo iniciou o processo de transição na última segunda-feira. A chance na equipe principal se dá pela brecha aberta após a grave lesão de Riquelme, lateral que também veio da base e que ficará afastado até o ano que vem. Mas não só por isso. O destaque que Julião teve no sub-20 fez o clube prepará-lo desde o fim do ano passado para dar um passo à frente.

Nesse processo, Julião teve contato com jogadores da posição que atuam no Vasco e também fora do Brasil e orientações táticas individualizadas dentro de um plano de desenvolvimento pensado especificamente para ele, como explica o coordenador técnico do sub-20, Fabrício Vasconcellos.

- O Julião sempre foi visto como um jogador com características interessantes pra posição e, como todos os outros da base, tem o seu plano de desenvolvimento individual. Nos últimos meses ele já vinha sendo preparado para a transição, recebendo feedbacks em vídeo, individualizados, para melhora das características táticas individuais. Além disso, trouxemos alguns jogadores tanto do nosso elenco profissional quanto internacional, da mesma posição, para que ele buscasse comportamentos que ele ainda não realiza - disse Fabrício, que acrescentou:

- Isso tudo vem sendo desenvolvido desde o final do ano passado. A gente acredita que ele pode ajudar com a qualidade do passe que ele tem, com a experiências que ele adquiriu no sub-20, mas entendemos que é uma transição que precisa de tempo. Alguns fazem mais rápido, outros precisam mais de tempo, mas é um jogador que a gente enxerga potencial para fazer essa transição e, num futuro próximo, ajudar a equipe profissional do Vasco.

Em março deste ano, o Vasco renovou o contrato de Julião até fevereiro de 2025.

Motivação fora dos gramados

Num dos momentos mais esperados pelo jogador, a chegada ao time profissional, Julião também viveu situação única fora dos gramados há uma semana. O lateral e a esposa Ticia ganharam a primeira filha, Laura, há poucos dias, o que serve ainda mais de motivação no salto que está dando na carreira.

- Estamos muito empolgados com a sua chegada e com o dever de sermos ótimos pais pra você, pode ter certeza que amor não vai faltar minha menina! - escreveu Julião nas redes sociais.

Concorrência tende a aumentar

Julião terá que trabalhar para buscar seu espaço no elenco do Vasco. Hoje ele é a única opção para substituir o titular Edimar, mas deve ganhar mais concorrência nos próximos dias. Mesmo com a integração do jovem, o clube identificou a necessidade de buscar outro lateral-esquerdo no mercado após a lesão de Riquelme.

Por outro lado, Julião terá a companhia de um jogador experiente no time profissional. Aos 36 anos, Edimar foi contratado no início desta temporada com a missão de contribuir também fora das quatro linhas. O Vasco entendia que ele poderia ajudar no desenvolvimento de Riquelme, e agora terá a oportunidade de trabalhar ao lado de outra promessa da base vascaína.

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário