O técnico Dorival Júnior costuma adotar o esquema 4-4-2 nas equipes em que trabalha. Ele é um treinador reconhecido por gistar de times ofensivos e conseguir armar bons times. O possível time titular é: Rafael, Paulo Sérgio, Gian, Fernando e Fernandinho; Amaral, Mateus, Léo Lima e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Alan Kardec.
O Vasco continua com o time de jovens e composto, em sua maioria, por jogadores desconhecidos do grande públicos, com uma ou duas peças de destaque - em 2008, Leandro Amaral e Edmundo; em 2009, Carlos Alberto e Léo Lima. O time deve perder um pouco de ofensividade pela direita, pois Paulo Sérgio é mais lateral do que ala, ao contrário de Wagner Diniz. Pela esquerda, Fernandinho tem caracterísitca de avançar.
O meio-de-campo com dois volantes de contenção, podedendo Léo Lima ser o segundo homem. Com a falta de opções no ataque, Carlos Alberto pode ser avançado. Assim, Enrico, Jéferson, Eldis e Milton Benítez brigariam por uma ou duas (se Léo Lima for recuado) vaga (s) no setor de criação.