Categorias de base

Comparado a Rivaldo, promessa do Vasco mira título da Copinha

Chegar a um grande clube europeu é, certamente, um sonho comum entre os vários jovens que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Aos 19 anos, o meio-campista Werick, do Vasco, já pôde sentir como é essa sensação. Apesar da passagem ter sido apenas na base, ele defendeu o Barcelona por três anos e meio.

Durante o período em que atuou pela equipe catalã, chegou a ser comparado a Rivaldo pelo jornal espanhol Mundo Desportivo (veja a reportagem do jornal espanhol), em 2014, e serviu a seleção brasileira sub-18. Um passado, como se pode ver, promissor. Mas Werick, contratado pelo Vasco no fim de 2018, prefere pensar no presente.

– Tive a oportunidade de jogar pelo Barcelona, por três anos e meio. Depois, pelo Girona, que é um clube catalão. Mas acredito que tudo isso é passado. Estou em um grande clube, que é o Vasco. Estou concentrado na Copinha, feliz com essa oportunidade. Estou otimista como o grupo para poder vencer e comemorar este título no dia 25 – disse.

Werick Maciel de Oliveira nasceu em Guripi, cidade de Tocantins com pouco mais de 70 mil habitantes segundo último censo do IBGE. Mudou-se para Espanha ainda criança, com seis anos. Em 2013, chegou ao Barcelona. Passou pelas categorias cadete e juvenil. Em parte desse período, morou em La Masia, a academia de formação de jogadores do Barça.

O meio-campista tinha contrato com o Barcelona até maio de 2018, mas deixou o clube em setembro de 2017. Antes de voltar ao Brasil, ainda teve uma passagem pelo Damm, também da Catalunha. Werick destaca o aprendizado nesse período no futebol europeu.

– Tive a chance de poder viver o futebol europeu. Isso te dá muito a crescer, é desenvolvido já. Mas agora é focar (na Copinha). Estou otimista, como falei, e acredito que vamos conseguir esta Copinha – destacou.

Assim como evita pensar muito no passado, Werick também não gosta de falar muito sobre o futuro.

– Não sei (se pensa em voltar ao Barcelona). Futuro não sei. Mas no presente estou muito feliz e estou super positivo na Copinha.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário