Futebol

Concessionária inicia transferência do Maracanã para Governo do Estado

Após decreto do governador Wilson Witzel determinando o fim do contrato da concessionária que gere o Maracanã, a administração da Maracanã S/A divulgou comunicado informando o início do processo de transferência administrativa do estádio para o Governo do Estado.

O responsável pelo processo será o executivo Marcelo Furquim. Ele ficará a cargo da transmissão de funções exercidas na gestão do estádio. A rescisão foi anunciada no último dia 18 e a concessionária tem até 19 de abril para concluir o processo.
 

— Estaremos modulando uma permissão de uso até que façamos então uma nova concessão por meio de parceria público privada — disse o governador, na época.

Enquanto uma nova licitação não é realizada, o Governo deve conceder uma permissão de uso (prevista para até 180 dias) do estádio. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e as empresas privadas Bravo, Time for Fun e Golden Goal são prováveis opções como candidatas a permissionárias.

Confira o comunicado na íntegra:

O Complexo Maracanã Entretenimento (CME) comunica que deu início a um processo de transferência administrativa do estádio para o Governo do Estado do Rio do Janeiro. O rito obedece ao decreto governamental que determinou o encerramento unilateral da concessão do complexo.

Neste processo de devolução do ativo, o CME designou o executivo Marcelo Furquim para concluir as atividades remanescentes e realizar a transição das funções que vinham sendo executadas porMauro Darzé, que renunciou ao cargo após a decisão do governo. No período em que esteve sob a administração da Concessionária, o Maracanã tornou-se o estádio que mais recebeu jogos de futebol num mesmo ano no Brasil. Apenas em 2018 foram 57 partidas, sendo que seis estão entre os dez maiores públicos do país naquele ano. Em 2019, apenas até o final de março, 23 jogos terão sido disputados, o que permite projetar um novo recorde. Até a primeira quinzena deste mês, o Complexo foi visitado por mais de meio milhão de pessoas que puderam desfrutar de espaços plenamente conservados através de uma eficiente gestão de zeladoria, que em todo este período foi realizada sem a necessidade de recursos públicos.

A Concessionária Maracanã, pautada pelo compromisso de manter o estádio com plena capacidade de operação e em respeito ao público, aos clubes, parceiros e patrocinadores, está neste momento fazendo todas as gestões necessárias para que o equipamento retorne às mãos do Governo do Estado no menor prazo possível dentro do limite já pré-estabelecido, que é o dia 18 de abril do ano corrente.

Fonte: Globo Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir