Futebol

Confira as vantagens de Vasco e Botafogo para decisão do Estadual

A justa final do Carioca traz, pelo menos, dois ingredientes claros: está cercada de muita emoção pelo retrospecto de cada um e há um visível equilíbrio, pois Vasco e Botafogo têm trunfos diferentes. Vantagens vascaínas: maior força política pela influência de Eurico Miranda na federação, o que, para muitos, refletiu-se na quantidade de pênaltis marcados a favor do time.Fisicamente, o Vasco está mais inteiro, como bem se viu no último jogo contra o Flamengo. A sua defesa é melhor, principalmente pela segurança dos dois zagueiros de área.E há um atacante definidor: Gilberto.

O Botafogo teria um grande goleiro e espera que Renan confirme as boas atuações, o que é uma incógnita. O grupo tem maior força coletiva e René Simões impôs de forma mais clara o seu esquema, com alto grau de motivação. E há, claro, a vantagem relativa dos dois empates, que pode ser reduzida a cinzas se o Vasco vencer hoje. Mas, partindo do zero, não deixa de ser vantagem. O que vai prevalecer, ninguém sabe. E é isso que faz todo o charme do futebol.

JUSTIÇA CEGA

A Justiça tem que ser cega para ser imparcial. Mas, se a cegueira for doentia, ela pisa na bola. Essa punição a Jobson é de total insensibilidade e não leva em conta as circunstâncias. Todos sabem das dificuldades e das armadilhas do futebol no mundo árabe e tudo indica que Jobson foi vítima de uma armação, embora ele facilite muito. Se houver bom senso, um recurso será acatado e Jobson, em momento de recuperação pessoal, terá decisão mais justa sem precisar encerrar a carreira

ESTATÍSTICAS

O fato de o clássico Vasco e Botafogo não decidir o título carioca há 18 anos foi repetido à exaustão, como se fosse algo extraordinário. Não é. O Fla-Flu, por exemplo, decidiu pela última vez há 20 anos, na barrigada de Renato Gaúcho. E Vasco e Flu, na era Maracanã, portanto em 65 anos, só decidiram cinco vezes (sem contar o Brasileiro de 84). Neste século, Fla e Vasco e Fla e Botafogo, com quatro vezes cada um, se destacaram. Além do Botafogo, finalista oito vezes nos últimos 10 anos.

 

Fonte: O Dia Online
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Corinthians Corinthians 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil A definir
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (43,33%)
Empates 16 (26,67%)
Derrotas 18 (30,00%)
Total 60
Gols
Marcados 83 (56,08%)
Sofrido 65 (43,92%)
Total 148
Saldo 18
Cartões
Amarelos 118 (92,19%)
Vermelhos 10 (7,81%)
Total 128