Clube

Confira carta enviada por Eurico ao editor de esportes de O Globo

A editoria de esportes do jornal O Globo é especialista em agredir o Vasco. Compõem-na alguns jornalistas, projetos de jornalistas e ex-jornalistas empenhados em garimpar todo tipo de informações que, após receberem tratamento “adequado”, têm por objetivo enfraquecer a instituição esportiva, política e financeiramente. Os motivos da estratégia são conhecidos há muito tempo pelos vascaínos mais atentos. E, a cada reportagem farsante, ficam mais evidentes.

A edição desta terça-feira, dia 10 de abril de 2007, é um belo exemplo do viés de agressão adotado pelo jornal sempre que o assunto envolve o Vasco e, especialmente, sempre que se considera na redação que o clube pode estar mais vulnerável por conta de resultados do futebol.

Começo pela lamentável coluna de um ex-jornalista chamado Fernando Calazans. Ele pretende me agredir chamando-me de “ex-deputado”, assim como faz um de seus comparsas do mesmo veículo. Bem se vê que nem original consegue ser. Anda faltando inspiração.

Há uma diferença notável entre o “ex-deputado” e o ex-jornalista: a mim não incomoda em nada o fato de ser um ex-deputado. Muito menos do que imaginavam meus desafetos, que acreditavam na minha sede por imunidade parlamentar, advento que me livraria das conseqüências da impressionante gama de crimes que cometi, segundo eles. Conversa fiada que, embora os jornais não noticiem, foi sendo desmontada passo a passo ao longo dos últimos anos.

Já ao senhor Fernando Calazans muito deve incomodar ser um ex-jornalista em atividade. Não deve ser estimulante desempenhar uma função para a qual não se tem mais aptidão. Se é que um dia o senhor Calazans já teve vocação para o jornalismo. As evidências de que ele transformou-se em um ex-jornalista são diversas: é ultrapassado, desatualizado, preguiçoso e alguns traços de sua senilidade precoce já estão evidentes. O que se comprova pelo seu mea culpa na segunda parte da coluna desta terça em que, mais uma vez, confessa que embaralhou tudo. “Pra vocês verem...”, disse ele. Nós vimos.

Além disso, é um oportunista barato. Só se refere ao Vasco quando o time de futebol perde dois ou três jogos seguidos. Ele deve imaginar que derrotas esportivas são um flanco aberto no clube. Através dessa brecha ilusória intensifica seus ataques pessoais ao “Presidente do gol 1000”, acreditando que a combinação frustração da torcida / textos explosivos de um ex-jornalista em atividade é suficiente para abalar os alicerces do Vasco. Engana-se redondamente.

O que o senhor Calazans chama de “vocação autoritária”, nós entendemos por comando. O Vasco tem comando. Aqui, não se plantam notícias falsas, crises, fofocas. Toda vez que algum aventureiro tentar impor ao Vasco uma mentira, uma crise ou uma fofoca dessas às quais o jornalismo de botequim está habituado, o Presidente do Vasco entrará em ação. Receba ele o adjetivo que for. E eu já recebi muitos para me importar, justamente, com algum que venha da mente decadente do senhor Fernando Calazans.

O resto dos seus devaneios não merece maior atenção. Na verdade, eles servem apenas como ilustração de onde um sujeito frustrado pode chegar após o final da carreira.

Abordo, também, a reportagem em relação a um seminário sobre o futebol do Rio de Janeiro que será realizado na sede do diário. É óbvio que a motivação para a realização do evento tem origem no inconformismo de meia dúzia de golpistas, encontrada entre dirigentes de clubes e seus asseclas da mídia esportiva. Todos eles indignados. Talvez com a própria incapacidade de defender e sustentar idéias no foro em que discussões sobre o futebol do Rio de Janeiro têm realmente valor: o Conselho Arbitral da FERJ, onde costumam ser batidos democraticamente por mais de 90% dos votos. Mas, curioso, essa democracia a eles não interessa. A eles só interessa a democracia em que saem vitoriosos.

O Vasco não recebeu convite para o tal evento. Segundo justificativa esfarrapada, porque o clube encontra-se em processo eleitoral. Mais uma desinformação prestada pelo jornal. Não há processo eleitoral. A decisão de primeira instância existente em relação ao pleito vascaíno não pode ser considerada definitiva. Básico: o processo judicial não transitou em julgado. Tampouco há uma disputa presidencial, uma vez que o imbróglio envolve a eleição para o Conselho Deliberativo. Diante disso, é simples perceber que exerço plenamente o mandato de Presidente do Vasco e que a teoria da interinidade é mera provocação, mais uma vez, do veículo de desinformação. Se assim não fosse, não assinaria o Presidente do Vasco, na ultima semana, contrato com a Rede Globo de televisão referente ao campeonato carioca de futebol, pelos próximos quatro anos e de considerável valor.

No entanto, se efetivamente convidado fosse, lá não compareceria. Não perco o meu tempo, que deve ser dedicado ao Vasco, discutindo o sexo dos anjos, as cores do arco-íris ou algo que o valha. Não compareço a reuniões (essas sim) de cartas marcadas e que não contribuem em nada para o desenvolvimento do futebol no estado, repletas de luminares que, em resumo, não pagam a conta no fim do mês. Além disso, o Vasco foi o último representante carioca campeão Brasileiro. Isso foi em 2000. Mas como, para eles, a vitória do Vasco não é exatamente a vitória do futebol do Rio de Janeiro, fica fácil imaginar que não serão conquistas vascaínas que preencherão essas lacunas de agonia repentina.

A última abordagem diz respeito a uma matéria na qual se discutiu a questão do preço dos ingressos nos clássicos do Maracanã. Em decisão de Conselho Arbitral ficou estipulado que 90% da carga de ingressos para esses jogos terá o valor de meia entrada. A justificativa é simples: como ninguém consegue ordenar o problema das carteiras de estudantes, facilmente falsificadas ou oriundas de entidades fantasmas, optou-se pela venda de uma grande quantidade de ingressos de meia sem a necessidade de apresentação de carteiras, já que é inócua esta providência. O problema é tão sério que no mesmo jornal, Segundo Caderno, página 8, há uma manifestação da Federação das Empresas Exibidoras Cinematográficas comunicando medidas próprias contra a pirataria de carteiras e a meia-entrada, já que o poder público não se manifesta.

Já no caderno de esportes, o senhor Carlos Augusto Montenegro, falando pelo Botafogo, preferiu usar a seguinte frase para se referir ao tema: “Se querem fazer bandidagem, que façam em Moça Bonita ou em São Januário”.

Bandidagem e picaretagem é a denominação mais apropriada para o vasto repertório que pode emergir de uma entidade que possui dois CNPJs, como é o caso do Botafogo. Bandidagem e picaretagem é a manipulação da opinião alheia. Bandidagem e picaretagem é ir aos jornais, rádios e televisões cobrar algo que já foi repassado ao Botafogo, enquanto seus dirigentes não pagam nem os salários mínimos de seus funcionários.

Nós temos memória. Recordamo-nos que alguns deles tentaram nos tomar o título brasileiro de 2000. Conhecemos a trama. Percebemos o conluio. Sabemos quem eles são. Sabemos, principalmente, quais objetivos norteiam suas ações. Mas que tenham conhecimento que a independência e a soberania do Vasco não estão à venda. Naquilo que depender de mim, nunca mais verão o Vasco subserviente e acolhendo com parcimônia o “direito”, por eles ofertado, de ser um clube de segunda ou terceira ordem no cenário do futebol. A história do Vasco é de 108 anos de dignidade. O presente é de exposição das verdades. E o futuro continuará a ser de conquistas. Por isso e para sempre, exigimos respeito.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir